Corregedoria inicia inspeções ordinárias no 1º grau de jurisdição

Na quarta-feira (12/03), a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) realizou uma inspeção em quatro varas cíveis do Fórum da Capital. A ação teve como objetivo analisar os procedimentos judiciais e administrativos, além de orientar juízes e servidores sobre os normativos vigentes e a utilização dos painéis de indicadores.
Coordenadas pelo corregedor-geral, desembargador Celyrio Adamastor, e pelos juízes auxiliares Geneir Marques e Kleber Borba, as visitas realizadas nas 1ª, 11ª, 12ª, e 13ª Varas Cíveis da Capital marcaram o início do cronograma das inspeções que abrangerá todas as comarcas de Alagoas, totalizando 154 unidades judiciárias até 21 de maio de 2026.
“O nosso objetivo é obter uma visão precisa da realidade da Justiça de 1º grau, além de dialogar com juízes e servidores para compreender as especificidades de cada comarca. A partir disso, buscaremos as melhores soluções para tornar o trabalho mais ágil e eficiente, sempre respeitando as particularidades de cada unidade judiciária”, afirmou o desembargador Celyrio Adamastor.
A juíza Marcli Guimarães de Aguiar, titular da 1ª Vara Cível da Capital, destacou a importância das inspeções para o aprimoramento das unidades judiciárias.
“O corregedor Celyrio não vai punir, mas orientar e mostrar os melhores caminhos para que a gente consiga bons êxitos. Nesse sentido, ele tem se empenhado muito em colaborar com todas as unidades judiciárias; inclusive, já solicitei o apoio da Equipe Interagir, que vai apoiar nossa unidade”, comentou a juíza.
A 11ª Vara Cível da Capital, sob a jurisdição do juiz Sérgio Wanderley Persiano, também recebeu apoio da Equipe Interagir, grupo de trabalho da Corregedoria que auxilia juízes e servidores e dinamiza as atividades nas unidades.
“É uma excelente atitude do corregedor e sua equipe em ter vindo aqui para observar como nós trabalhamos e trazer sugestões e orientações à nossa equipe sobre a melhor maneira de se trabalhar para obtermos bons resultados. Com a Equipe Interagir, nós conseguimos resultados excepcionais e estamos evoluindo muito bem”, disse.
Conforme a Portaria CGJAL nº 222/2025, durante o período das inspeções, também há atendimento específico aos advogados, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e a outros interessados que solicitarem. O cronograma completo das inspeções pode ser acessado clicando aqui.
As inspeções ordinárias não prejudicam o funcionamento das unidades judiciárias, que podem manter o atendimento aos jurisdicionados de maneira regular e contínua. As atividades contam com o apoio imprescindível dos servidores da Divisão de Inspeção e Correição (DIC), coordenados pela servidora Rossane Teixeira.
No dia 19 de março, as inspeções serão realizadas no 10º Juizado Especial Cível da Capital, na 25ª Vara Cível da Capital/Família e no Juizado Especial Cível e Criminal de Acidente de Trânsito da Capital.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
