Samu realiza parto domiciliar em Maceió com auxílio da Central de Regulação de Urgências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou nesta quarta-feira (12) um parto domiciliar no bairro Benedito Bentes II, em Maceió. A parturiente, com aproximadamente oito meses de gestação, entrou em trabalho de parto no Conjunto Residencial Paulo Bandeira. O Samu foi acionado às 9h19 para prestar os primeiros atendimentos.
Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mãe com a placenta ainda presente e apresentando sangramento. O parto foi realizado com segurança, garantindo o nascimento de um bebê do sexo masculino em ótimas condições clínicas. A parturiente permaneceu consciente, falando normalmente e sem complicações graves.
A assistência foi prestada por uma equipe de motolância e uma Unidade de Suporte Básico (USB), sob orientação direta do médico regulador da Central de Regulação de Urgências (CRU), que acompanhou todo o procedimento.
Após o parto, ambos foram encaminhados para a Maternidade Nossa Senhora da Guia para avaliação médica e acompanhamento adequado. O encerramento do atendimento ocorreu às 12h09, reforçando a eficiência do Samu no atendimento de urgências obstétricas.
O médico regulador de plantão na CRU, Jack Emerson, orientou às equipes a realizarem os cuidados de limpeza da via aérea e aquecimento do bebê, além de colocá-lo próximo ao seio materno, e os cuidados realizados com a placenta.
Para a coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, o sucesso da ocorrência foi resultado da integração das equipes envolvidas. “A atuação conjunta da motolância, da Unidade de Suporte Básico e da Central de Regulação foi essencial para garantir um parto seguro, preservando a vida da mãe e do bebê”, destacou.
O Samu reforça a importância de acionar o serviço pelo número 192 em casos de emergência, como trabalho de parto com situação de risco, crises convulsivas, dificuldades respiratórias, acidentes e outros atendimentos urgentes.
Últimas Notícias
Deputado chama misoginia de 'doença social' e quer medidas mais duras contra violência de gênero
Moeda social fortalece economia em Piaçabuçu e consolida modelo alagoano de finanças solidárias
Homem tenta assaltar condutor utilizando faca e é preso em flagrante em Arapiraca
Cachorro comunitário sofre queimaduras após ser atingido com óleo quente
Condutor morre em acidente de moto na BR-101, em Teotônio Vilela
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Debate sobre o dia 18 de maio em São Sebastião

