Sesau treina novos agentes de endemias municipais para o combate às arboviroses

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta semana, mais um curso de capacitação para novos agentes de endemias de vários municípios de Alagoas. O treinamento, iniciado na segunda-feira (10), é voltado para o combate às arboviroses, e ocorre até a sexta-feira (14), no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Poço, em Maceió.
Com carga horária de 40 horas, o treinamento tem o objetivo de aprimorar o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya no território alagoano.
A nova turma é formada por 27 novos agentes dos municípios de Capela, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Murici, Senador Rui Palmeira, Santana do Mundaú, Porto Calvo e Poço das Trincheiras.
O supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, destaca a importância da ampliação do combate às arboviroses. “Esses novos agentes vão reforçar as equipes municipais para desenvolver as atividades através das visitas domiciliares para o controle do Aedes aegypti. Durante essa capacitação, eles vão aprender mais sobre o mosquito, as doenças transmitidas e como combater esse mal de forma mais eficiente”, disse.
Impacto positivo
A agente de endemias do município de Capela, Alana Almeida é uma das participantes do treinamento ofertado pela Sesau e afirmou que o curso vai impactar positivamente no trabalho desenvolvido por ela.
“Tem sido muito enriquecedor para todos nós o conteúdo. Vai nos ajudar muito na nossa atividade diária. Toda a organização, os professores e a Sesau estão de parabéns por se preocupar com a qualificação dos agentes. A expectativa agora é voltar para o meu município e colocar em prática tudo que aprendemos”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, frisou que a pasta tem realizado nos últimos anos diversas capacitações com o objetivo de aumentar a prevenção e aprimorar os serviços oferecidos aos alagoanos.
“Nosso propósito é capacitar os profissionais dos 102 municípios de Alagoas para que possamos melhorar, cada vez mais, o combate às arboviroses. Vamos seguir nessa linha, investindo no conhecimento para proteger nossa gente”, ressaltou o gestor da Sesau.
Últimas Notícias

Homem investigado por estupro de adolescente é preso preventivamente em Palmeira dos Índios; vítima pode estar grávida

1win bet e outras formas fáceis de apostar sem complicação

Acompanhada de Zé Felipe, Virginia Fonseca chega ao Senado para depoimento na CPI das Bets

Em vídeo com repercussão nacional, menino salva primo de 5 anos de manada de bois, em Palmeira dos Índios; assista

Hospital CHAMA encerrará funcionamento da Maternidade Mãe Rainha em agosto
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
