Alfredo Gaspar cobra transparência nos R$ 3,5 bilhões em publicidade gastos pelo Governo Federal
O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) protocolou um requerimento de informações destinado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM) para esclarecer a recente expansão dos contratos de publicidade do Governo Federal, que somam R$ 3,5 bilhões. A solicitação busca entender a justificativa técnica e estratégica para o aumento expressivo desses investimentos, especialmente diante das restrições orçamentárias enfrentadas por áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública. O parlamentar afirmou que, caso não obtenha respostas satisfatórias, tomará as medidas cabíveis, acionando o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União.
No requerimento, o deputado questiona os critérios de distribuição dos recursos entre os veículos de comunicação, a transparência dos contratos e os mecanismos de auditoria e controle externo adotados pela SECOM. Outro ponto de atenção é o cumprimento das normas licitatórias na contratação das agências responsáveis pelas campanhas publicitárias.
“A transparência na aplicação dos recursos públicos é um princípio fundamental da administração. O volume expressivo de R$ 3,5 bilhões em publicidade exige um detalhamento rigoroso para que a sociedade tenha clareza sobre sua real necessidade, impacto e legalidade. Nosso papel é fiscalizar e garantir que esse dinheiro seja usado de forma ética e eficiente. Caso não obtenhamos as justificativas coerentes iremos acionar os órgãos responsáveis, como Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União”, afirmou Alfredo Gaspar.
O requerimento também cobra garantias de que esses recursos não estão sendo utilizados para promover a imagem do governo e de seus aliados, o que configuraria uso indevido da máquina pública em um contexto pré-eleitoral. “A máquina pública não pode ser instrumentalizada para fins de autopromoção, sob pena de violação dos princípios republicanos e eleitorais. Dessa forma, é fundamental que a SECOM apresente medidas concretas de monitoramento para evitar esse desvio de finalidade, assegurando que os investimentos em publicidade tenham caráter exclusivamente institucional e informativo, conforme determina a legislação vigente”, completou o deputado.
Últimas Notícias
Decisão da Ufal de criar cotas para pessoas trans gera polêmica na Assembleia Legislativa de Alagoas
Homem procurado por tráfico é preso ao tentar emitir novo RG em município alagoano
Junqueiro e Jundiá criam loterias municipais e ampliam rede de cidades com arrecadação própria
Polícia investiga morte de jovem encontrada com ferimentos na cabeça em Palmeira dos Índios
Nova rodovia entre Junqueiro e Campo Alegre será entregue até 2026, anuncia governador Paulo Dantas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

