Departamento Estadual de Aviação apresenta balanço da Operação Carnaval

O Departamento Estadual de Aviação (DEA) concluiu a Operação Carnaval nessa quarta-feira (5), após seis dias de atuação no suporte às ações de segurança pública, emergências médicas e resgates aeromédicos em Alagoas. Com o emprego dos helicópteros Falcão 02, Falcão 05, e do avião Bombeiro 02, o DEA garantiu atendimento rápido a vítimas de acidentes e afogamentos, além de auxiliar no patrulhamento aéreo dos principais polos carnavalescos do estado.
Toda a operação ocorreu em parceria com o Corpo de Bombeiros, Samu, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, foram registradas 17 operações, incluindo resgates aeromédicos, transportes inter-hospitalares e apoio a emergências.
Entre as ocorrências, a maioria esteve relacionada a casos traumáticos, afogamentos e atendimentos neonatais e pediátricos, reforçando a importância da resposta rápida em situações críticas.
A aeronave Falcão 05 foi a mais utilizada, realizando a maior parte das missões, enquanto a Falcão 02 foi acionada para operações específicas, como resgate de vítimas de afogamento e colisões. O avião Bombeiro 02 realizou duas operações, uma delas para o Programa Bate Coração.
"A Operação Carnaval demonstrou a importância da integração entre as forças de segurança e emergência. O emprego das aeronaves possibilitou o resgate de vítimas em situações críticas, reforçando nosso compromisso com a segurança da população. Seguiremos aprimorando nossas operações para salvar vidas e apoiar as ações estratégicas do Estado", disse o coronel André Madeiro, diretor-presidente do DEA.
A análise dos atendimentos mostra um alto índice de ocorrências envolvendo vítimas masculinas, além de um significativo número de acionamentos para transporte inter-hospitalar. Os municípios de Maceió, Porto Calvo e São Miguel dos Campos estiveram entre os locais com maior demanda por transporte aeromédico. Além disso, três missões foram canceladas antes da decolagem.
Balanço das ocorrências
A operação teve início na sexta-feira (28), com o patrulhamento preventivo entre os polos carnavalescos mais movimentados, abrangendo Barra de Santo Antônio, Maceió e Coruripe. No sábado (1), o DEA foi acionado para um acidente com uma caçamba que tombou próximo à Usina Utinga Leão.
O motorista foi conduzido por uma ambulância terrestre, enquanto a equipe do Falcão 05 transportou o passageiro, que apresentava ferimentos mais graves.
Já na segunda-feira (3), os helicópteros Falcão 02 e Falcão 05 atuaram em um grave acidente, na AL-105, em Matriz de Camaragibe. Um caminhão colidiu com um trio elétrico, deixando três pessoas presas às ferragens.
Na terça-feira (4), o DEA foi acionado para o socorro a uma vítima de afogamento na praia de Jacarecica, em Maceió. A aeronave Falcão 02 prestou suporte à ocorrência, garantindo o rápido atendimento da equipe de resgate.
Após os primeiros socorros na areia, a vítima foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE) por meio de uma ambulância do Samu. No final da manhã da quarta-feira (5), o helicóptero Falcão 05 foi acionado para apoio no resgate de três vítimas, sendo uma delas presa às ferragens, após acidente entre dois carros na AL-101 Sul, na região de Lagoa Azeda.
Equipes do DEA e do Samu realizaram a remoção da vítima, que foi entregue à guarnição do Falcão 05 para transporte aéreo até uma unidade de emergência. Outras duas vítimas receberam atendimento no local e foram encaminhadas por ambulâncias do Samu.
Últimas Notícias

Homem investigado por estupro de adolescente é preso preventivamente em Palmeira dos Índios; vítima pode estar grávida

1win bet e outras formas fáceis de apostar sem complicação

Acompanhada de Zé Felipe, Virginia Fonseca chega ao Senado para depoimento na CPI das Bets

Em vídeo com repercussão nacional, menino salva primo de 5 anos de manada de bois, em Palmeira dos Índios; assista

Hospital CHAMA encerrará funcionamento da Maternidade Mãe Rainha em agosto
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
