Projeto “Mar à Vista!” lança nova temporada do quadro “Criança com Ciência”

O projeto de sensibilização ambiental “Mar à Vista” do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBs) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vinculado ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Costa dos Corais (PELD-CCAL), lançou essa semana, a nova temporada do quadro “Criança com Ciência”.
A iniciativa busca responder, de forma leve e em uma linguagem acessível, às dúvidas das crianças sobre os ecossistemas marinhos, despertando a consciência ambiental desde a infância e promovendo a conservação do oceano. Os vídeos serão disponibilizados todas as terças-feiras pela manhã, no canal do Youtube do Lacos21.
"O ‘Criança com Ciência’ transforma a curiosidade infantil em descobertas científicas. Nosso objetivo é criar um espaço onde as crianças se sintam parte do mundo da ciência, incentivando o diálogo e mostrando que suas perguntas são importantes. Ao verem seus vídeos respondidos por cientistas, elas não apenas aprendem sobre o meio ambiente, mas também percebem que seu interesse e sua voz têm valor. Queremos que essa interação inspire futuros pesquisadores e desperte um senso de pertencimento e cuidado com o nosso planeta desde cedo”, ressaltou a professora Ana Malhado, coordenadora do Projeto “Mar à Vista!”.
A conexão entre crianças e o conhecimento científico, estimulando a curiosidade sobre a cultura oceânica, educação ambiental e a natureza contribuem com seu desenvolvimento intelectual, além de promover um sentimento e senso de cuidado, essenciais para ajudar na preservação do meio ambiente. Entretanto, não são apenas as crianças as beneficiadas: para os cientistas, a experiência de interagir com crianças é um desafio estimulante e gratificante, que reforça a importância de compartilhar saberes de forma simples e envolvente.
“Acho muito legal o projeto, pois também acredito que a informação precisa chegar em todos de forma acessível. Falar para criança é um desafio, tentar explicar algo muitas vezes complexo exige desenvolver uma habilidade de se síntese que muitas vezes não praticamos na academia. Agradeço ao convite, e espero que o ‘Criança com ciência’ alcance muitos pequenos curiosos”, destacou Hew Barreto, bióloga e ilustradora do VIVA Instituto Verde Azul.
Como Participar
Nesta nova temporada, crianças dos municípios de Jarapatinga, Maceió e Paripueira, participantes de ações presenciais realizadas pelo “Mar à Vista”, fizeram perguntas respondidas por ecólogos, biólogos e oceanógrafos. Entretanto, o projeto ainda aceita o envio, por crianças de qualquer localidade e iidade, sobre dúvidas e curiosidades ligadas às ciências num geral.
Para participar basta gravar um vídeo, na horizontal e em um ambiente de preferência bem iluminado, da criança fazendo a pergunta. Certifique-se de que o áudio esteja claro, para que possa ser respondido. O vídeo deve ser enviado, junto com uma autorização do responsável para a exibição e divulgação, para o e-mail [email protected].
Em caso de dúvidas sobre as gravações, basta entrar em contato pelo e-mail acima ou pelo nosso Instagram, @lacos21 e @maravistaprojeto.
Sobre o Projeto “Mar à Vista!”
Desde 2020, o “Mar à Vista!” promove a conexão entre crianças e a importância da educação ambiental, com atividades que promovem a divulgação científica de forma lúdica e acessível. O projeto conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e também faz parte do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Costa dos Corais (PELD-CCAL).
Últimas Notícias

Paulo Dantas entra em licença para lua de mel e Ronaldo Lessa assume Governo de Alagoas

Polícia Civil indicia funcionário de correspondente bancário por desvio de R$ 850 mil em Olho D’Água das Flores

Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes é homenageado em Festa do Trabalhador da Cooperativa Pindorama

Polícia Civil começa a investigar mortes de gestante e bebê no Hospital Regional de Arapiraca

Mesmo após operação da PF,vereador Siderlane continuará recebendo salário de quase R$ 19 mil em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
