Ex-ASA, goleiro da Portuguesa Santista é alvo de racismo pela própria torcida em jogo da Série A-2 do Paulistão
A noite de quinta, 20, foi marcada por mais um caso de racismo no futebol brasileiro. O goleiro Winiston Cristian Santos, conhecido como Tom Cristian, da Portuguesa Santista, foi insultado pela própria torcida. Ele estava em campo quando o time perdia por 3 a 0 para o São José, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2. A partida aconteceu no Estádio Ulrico Mursa, no bairro Jabaquara, em Santos.
Tom relatou ter sido chamado de 'macaco', 'filho da p***' e 'preto' pelos torcedores, de acordo com a súmula do jogo, e assim decidiu deixar o gramado. O atleta de 33 anos foi apoiado por toda a equipe e membros da comissão técnica da Portuguesa, e o jogo foi encerrado após 23 minutos de paralisação. O árbitro registrou o abandono.
"Fui vítima de insultos raciais, de um crime, proferidos por membros que se dizem torcedores da Portuguesa Santista. Entendo que nenhum torcedor é obrigado a gostar de algum atleta. A pressão, a cobrança, tudo isso faz parte do futebol. Mas, até quando iremos viver casos deste tipo? Deus me proteja das pessoas ruins", disse o arqueiro em post nas redes sociais.
Tom também relembrou que 'Pelé, um negro, a poucos metros do Estádio Ulrico Mursa, fez a alegria de todos através deste esporte', em alusão à proximidade do local com a Vila Belmiro, casa do Rei do Futebol.
A Portuguesa Santista divulgou nota reiterando a 'luta contra todo tipo de preconceito, sobretudo o racial', enquanto a Federação Paulista, também por meio de nota, afirmou que enviou uma equipe para prestar acolhimento ao atleta. Já a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que o boletim de ocorrência feito por Tom deve estar pendente de validação.
Últimas Notícias
Carnaval: Seris terá esquema especial com reforço da segurança no sistema prisional
Padrasto acusado de abusar de enteada e ameaçá-la é preso em Maceió
C&A anuncia fechamento de 24 filiais
Ação da PM apreende armas de fogo e drogas, em Maceió
Operações policiais resultam em prisões e apreensões de armas de fogo e drogas no Agreste de Alagoas
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

