MPF- AL recomenda melhores condições para acesso público à Praia de Carro Quebrado

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou uma série de melhorias para garantir o acesso público adequado à Praia de Carro Quebrado, no litoral norte de Alagoas. A recomendação veio após uma inspeção realizada nesta quarta-feira (19), que constatou dificuldades de acesso, cobrança indevida e irregularidades ambientais na região.
Durante a vistoria, conduzida pelo procurador da República Érico Gomes, verificou-se que o caminho público que deveria permitir o acesso livre à praia está bloqueado e em condições precárias, dificultando a passagem de pedestres. Atualmente, a alternativa mais viável para chegar ao local é por meio de um empreendimento turístico privado, que cobra taxa para a entrada de veículos, embora permita o acesso gratuito para pedestres e ciclistas.
"Verificou-se que a entrada, o acesso à praia direto é um pouco complicado, é um acesso íngreme, tortuoso, com buracos que precisam ser melhorados. Esse acesso precisa ser melhorado com algumas soluções arquitetônicas possíveis para região. Além disso, verificou-se uma dificuldade para pessoas com deficiência de acesso a esses locais, além de que, o acesso público está sem sinalização adequada e sem a segurança adequada", relatou o procurador.
Além do acesso ao local, o MPF também recomendou a remoção das barracas fixas na praia. "Segundo uma sentença transitada em julgado da Justiça Federal de Alagoas, não é permitido nenhum tipo de construção fixa na praia, de modo que esses ambulantes que estão explorando economicamente a área vão ter que se adequar num prazo determinado de notificação acertada pela SPU de 30 dias para para regularizar a sua situação", finalizou Érico Gomes.
Diante do cenário, o MPF recomendou medidas para melhorar o acesso público e garantir o direito de ir e vir. Entre as principais determinações estão:
A Fazenda Bela Vista, responsável por parte do terreno, deve garantir a liberação e melhoria do caminho público, assegurando condições adequadas de tráfego para pedestres e veículos;
A empresa Norte Empreendimento Turístico foi orientada a promover melhorias no acesso pelo mirante, tornando-o mais acessível;
A Prefeitura de Barra de Santo Antônio deverá sinalizar melhor o caminho público, além de garantir limpeza, manutenção e acessibilidade, para que a população possa chegar à praia sem depender da infraestrutura privada;
A remoção de barracas fixas instaladas irregularmente na faixa de areia, conforme determinação judicial.
As recomendações serão formalizadas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o cumprimento das medidas.
Últimas Notícias

Barbeiro morre após ser baleado dentro de salão de beleza em Minas Gerais

Homem sofre ataque de pirambebas no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior de AL

Bolsonaro tem previsão de alta para os próximos dias, diz boletim médico

Casa Branca reposta imagem de Trump vestido como papa; seguidores apontam desrespeito à religião católica
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
