SSP recebe comissão do Consuni para discutir segurança na Ufal

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, recebeu, na manhã desta segunda-feira (17), representantes do Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para tratativas relacionadas ao policiamento dentro do Campus A.C. Simões, localizado na parte alta de Maceió.
Durante o encontro, que contou ainda com o chefe de Políticas de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, a comissão do Consuni apresentou demandas em busca de uma parceria para garantir mais tranquilidade à comunidade acadêmica.
A reunião foi solicitada após a suspensão de atividades presenciais em cursos do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), causada, conforme divulgado pela Ufal, por atos envolvendo episódios de insegurança no local.
O secretário Flávio enalteceu a disponibilidade das forças de segurança em dar suporte às ocorrências em que for acionada e disponibilizou, caso o Consuni aprove, o patrulhamento dentro da universidade. Para ele, a aceitação da comunidade acadêmica é fundamental para que o trabalho conjunto traga garantias para todos.
“Se o Conselho trouxer a demanda para a SSP, iremos cumprir a missão como temos feito em nosso planejamento diário para o policiamento ordinário. Até que algo seja decidido, as equipes da Polícia Militar continuarão de forma ostensiva no entorno do campus e atendendo as situações de flagrantes, dando os encaminhamentos necessários”, disse o gestor.
Ainda na reunião foi apresentado o formato de policiamento conjunto com a sociedade, através dos Conselhos de Integração Comunitária (CICs), que atuam com os militares das Bases Comunitárias de Segurança pertencentes à PM em bairros da capital.
Nos CICs, a população discute junto à SSP as necessidades da região com base no que é apresentado pelos representantes comunitários. A partir daí são encaminhadas aos órgãos competentes que dão solução às demandas.
1.jpeg)
Segundo o tenente-coronel Iran, a próxima reunião trimestral do CIC será realizada no próximo dia 11 de março.
“Iremos fazer esse encontro dentro da Ufal, assim como acordamos hoje. Para mostrarmos ao Consuni e à toda comunidade acadêmica como o nosso trabalho tem surtido efeito e como podemos usar esse modelo junto à universidade. A princípio não estamos criando um Conselho de Integração na Ufal, mas estamos buscando formas de aproximação e solução para os problemas apresentados”, afirmou o oficial.
O relatório das discussões será apresentado pela comissão na reunião ordinária do Consuni, também marcada para o dia 11 de março, conforme disse o presidente da delegação, João Paulo Fonseca.
“Entendemos, enquanto comissão, que, após a fase de ouvir as forças de segurança, nós traremos ao Conselho o resultado dessas escutas, e, a partir daí, o Consuni pode compor uma segunda comissão para propor uma ação de mais longo prazo”, disse ele.
5.jpeg&w=400&h=350)
Últimas Notícias

Foragido da Justiça e suspeito de roubo são presos durante ações em Alagoas

Aos 35 anos, morre influenciador alagoano e fotógrafo de famosos

Alagoas já soma 65 mortes de cavalos ligadas ao consumo de ração contaminada

Nasce Mel, quarta filha de Neymar Jr, de uma cesariana de emergência

iPhone será capaz de desfocar automaticamente fotos e vídeos com nudez
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
