Google desativa alertas de terremotos no Brasil após aviso falso

O Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após o compartilhamento de um alarme falso nesta sexta-feira (14/2) para moradores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e de São Paulo.
Além de desativar o sistema, o Google se desculpou com os usuários e disse estar investigando o ocorrido.
O alerta ocorreu em dispositivos Android durante a madrugada. A notificação enviada foi um alerta falso de terremoto no mar na região de Ubatuba (SP).
Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14/2), alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista.
O alerta foi enviado por volta de 2h20 para celulares com sistema operacional Android e indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), uma das principais fontes de monitoramento sísmico global, também não registrou nenhum tremor na região.
Nas redes sociais, pessoas que receberam o alerta descreveram como foi a experiência. “Estou desde 2 e pouca [da manhã] sem dormir! Agora são 5h33 e perdi o sono após esse alerta aí”, escreveu um internauta.
[Recebi em] São Vicente, eu que estou do lado do mar, não durmo mais”, escreveu uma mulher que mora na cidade do litoral paulista. “Agora eu aqui nesse horário, quase 3 da manhã, com ansiedade aguardando se vai acontecer ou não o terremoto”, comentou outro usuário das redes.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
