WhatsApp foi hackeado? Entenda o caso que envolveu programa de espionagem
O WhatsApp denunciou, no fim de janeiro, que jornalistas e cidadãos de diversos países foram alvos de um ataque hacker por meio do programa de espionagem da Paragon Solutions. A Meta afirmou que a invasão às contas foi interrompida em dezembro de 2024, mas não sabe por quanto tempo essas pessoas foram espionadas. Além disso, a empresa declarou que os usuários afetados tiveram seus dados possivelmente comprometidos. Ainda não há informações sobre os responsáveis pelo ataque ou seus motivos. Desenvolvido em Israel, o software Paragon é comercializado pelo país para outros governos, incluindo os Estados Unidos.
Ao todo, 90 pessoas, entre jornalistas e ativistas civis de diversos países — incluindo os Estados Unidos —, foram vítimas do ataque, classificado pela Meta como "sofisticado". Segundo a big tech, o invasor utilizou o spyware Graphite e uma tática conhecida como "zero-click", na qual arquivos infectados são enviados para as vítimas e se instalam no dispositivo sem que o usuário precise clicar em algum link.
Reação do WhatsApp
Assim que tomou conhecimento dos ataques, o WhatsApp enviou uma carta de "cessar e desistir" para a Paragon. No documento, a Meta exigia expressamente que a empresa israelense interrompesse suas atividades de espionagem e afirmou estar tomando todas as medidas legais cabíveis.
"O WhatsApp interrompeu uma campanha de spyware da Paragon que tinha como alvo vários usuários, incluindo jornalistas e membros da sociedade civil. Entramos em contato diretamente com as pessoas que acreditamos terem sido afetadas. Este é o exemplo mais recente de por que as empresas de spyware devem ser responsabilizadas por suas ações ilegais. O WhatsApp continuará a proteger a capacidade das pessoas de se comunicarem de forma privada", declarou um porta-voz da Meta.
Últimas Notícias
Suspeito foge e deixa pistola, revólver e espingarda para trás, na zona rural de São Sebastião
Campanha contra assédio sexual no carnaval tem adesão de 18 estados
Policiais penais apreendem celulares e drogas no Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Até o agora, Operação Lei Seca registrou 20 prisões por embriaguez ao volante durante o Carnaval em Alagoas
Homem é preso com garrucha e munições durante patrulhamento, na AL 145, em Pariconha
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

