Virgínia Fonseca é condenada após cliente comprar e não receber óculos da linha da influencer

A influenciadora digital Virginia Fonseca foi condenada no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) por fazer publicidade de um óculos de sol com o próprio nome e o produto não ser entregue a uma consumidora de Maringá, no norte do estado.
No entendimento do juiz, ela teve responsabilidade civil sobre a venda do item.
Após a decisão, a influenciadora entrou com recurso, mas a condenação foi mantida. Além dela, a empresa de hospedagem do site e um comércio de acessórios também foram condenados.
O g1 apurou que a compra foi realizada no dia 6 de abril de 2023.
A consumidora era seguidora de Virgínia nas redes sociais e viu a publicidade do produto no perfil da influenciadora, que soma mais de 52 milhões de seguidores apenas no Instagram.
A maringaense chegou a receber o e-mail com a confirmação do pedido e do pagamento, mas os óculos nunca foram enviados ou entregues. Na ação, ela afirma que fez uma reclamação à Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), mas não teve o problema resolvido.
O g1 entrou em contato com a defesa da influenciadora e aguarda resposta.
No entendimento do juiz que avaliou o caso, Virginia teve responsabilidade civil sobre a venda dos óculos que divulgou e levava o nome dela.
O magistrado ainda considerou que a reputação da influenciadora fez a consumidora confiar no produto e, como ele não foi entregue, ela deve ser responsabilizada pelos danos causados.
Na decisão, o juiz ainda equiparou os "publiposts" da influenciadora a anúncios publicitários.
"O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), organização não- governamental que visa promover a liberdade de expressão publicitária e defender as prerrogativas constitucionais da propaganda comercial, enquadra a atividade dos influenciadores digitais nas redes sociais, através dos publiposts, como anúncios publicitários”, destaca o acórdão.
No pedido inicial, a cliente solicitou uma indenização de R$ 5.130, sendo duas vezes o valor pago nos óculos, por danos materiais, e R$ 5 mil, por danos morais.
Contudo, na primeira decisão, a quantia foi determinada pela Justiça em R$ 4.130, e, após o recurso da influenciadora, chegou ao valor final de R$ 2.130.
Conforme o advogado da consumidora, Luiz Guilherme Manrique, o Poder Judiciário do Paraná reconheceu a lesão sofrida pela cliente e condenou a influenciadora Virgínia Fonseca, reforçando a responsabilidade dos influenciadores digitais na promoção de produtos e serviços.
"A decisão representa uma vitória não apenas individual, mas também para os consumidores, servindo como alerta para a necessidade de maior transparência e ética no mercado de influência digital. Seguimos firmes na defesa dos direitos daqueles que foram lesados por práticas enganosas", disse em nota.
Últimas Notícias

Ex-delegado-geral de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros no litoral paulista

Jovem de 23 anos é socorrido após sofrer queda de moto na Avenida Ceci Cunha

Com dificuldades respiratórias e pneumonia, menino com microcefalia recebe atendimento médico, em Igaci

Ex-Globo, jornalista alagoana Michelle Barros entra em A Fazenda

Gaby Spanic, Dudu Camargo e mais: Veja quem são os 26 participantes da 17ª temporada de A Fazenda
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
