Entenda o que estaria por trás da demissão do apresentador Rodrigo Bocardi na Globo
O apresentador Rodrigo Bocardi, 49, foi desligado da TV Globo após 25 anos de serviço. A emissora anunciou a decisão na quinta-feira, 30, alegando que a demissão ocorreu devido ao descumprimento de "normas éticas", enquadrando-se em questões de compliance.
A emissora optou por manter sigilo sobre os detalhes que motivaram o desligamento do jornalista, justificando que não comenta decisões relacionadas a compliance. Entretanto o Portal F5 apurou que, além de apresentar o jornal, Bocardi prestava serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo as de prefeituras de São Paulo. Ele também estaria trabalhando como media training, preparando políticos e empresários para aparecerem na própria Globo.
Em comunicado oficial, a Globo informou Sabina Simonato assumirá interinamente a apresentação do Bom Dia São Paulo. Sabina, que também estará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, que inicia no dia 01 de fevereiro, ao lado de Marcelo Pereira, substituirá Bocardi até a definição de um novo titular.
O advogado trabalhista José Eduardo G. Pastore explicou à CNN que uma demissão relacionada a compliance é considerada extremamente grave. Ele ressaltou que compliance se refere ao conjunto de normas e políticas internas que garantem a conformidade das ações de uma empresa e seus funcionários com regulamentos legais e institucionais.
Segundo Pastore, violações do código de conduta da empresa podem incluir comportamento inadequado, assédio a colegas, deturpação de informações ou qualquer ato que comprometa a imagem da instituição. O advogado destacou que, nesses casos, a demissão pode ocorrer com ou sem justa causa, mas, em ambas as situações, são tomadas após rigorosa investigação interna para evitar equívocos.
Ainda conforme Pastore, a decisão de desligamento de Bocardi não foi motivada por questões econômicas ou por cortes de gastos na Globo, mas sim por razões ligadas à ética profissional dentro da emissora. Ele reforçou que o termo "compliance" deriva do inglês to comply, que significa obedecer ou estar em conformidade, evidenciando que o afastamento do apresentador ocorreu por uma infração considerada séria no contexto das normas da empresa.
Rodrigo Bocardi estava na Globo desde 1999 e assumiu o comando do Bom Dia São Paulo em 2013. Antes de sua trajetória na emissora, teve passagens pela Band e pela extinta TV Manchete. Até o momento, o jornalista não se manifestou sobre a demissão, e a Globo ainda não forneceu mais detalhes sobre o caso.
Últimas Notícias
Suspeito foge e deixa pistola, revólver e espingarda para trás, na zona rural de São Sebastião
Campanha contra assédio sexual no carnaval tem adesão de 18 estados
Policiais penais apreendem celulares e drogas no Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Até o agora, Operação Lei Seca registrou 20 prisões por embriaguez ao volante durante o Carnaval em Alagoas
Homem é preso com garrucha e munições durante patrulhamento, na AL 145, em Pariconha
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

