Entenda o que estaria por trás da demissão do apresentador Rodrigo Bocardi na Globo

O apresentador Rodrigo Bocardi, 49, foi desligado da TV Globo após 25 anos de serviço. A emissora anunciou a decisão na quinta-feira, 30, alegando que a demissão ocorreu devido ao descumprimento de "normas éticas", enquadrando-se em questões de compliance.
A emissora optou por manter sigilo sobre os detalhes que motivaram o desligamento do jornalista, justificando que não comenta decisões relacionadas a compliance. Entretanto o Portal F5 apurou que, além de apresentar o jornal, Bocardi prestava serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo as de prefeituras de São Paulo. Ele também estaria trabalhando como media training, preparando políticos e empresários para aparecerem na própria Globo.
Em comunicado oficial, a Globo informou Sabina Simonato assumirá interinamente a apresentação do Bom Dia São Paulo. Sabina, que também estará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, que inicia no dia 01 de fevereiro, ao lado de Marcelo Pereira, substituirá Bocardi até a definição de um novo titular.
O advogado trabalhista José Eduardo G. Pastore explicou à CNN que uma demissão relacionada a compliance é considerada extremamente grave. Ele ressaltou que compliance se refere ao conjunto de normas e políticas internas que garantem a conformidade das ações de uma empresa e seus funcionários com regulamentos legais e institucionais.
Segundo Pastore, violações do código de conduta da empresa podem incluir comportamento inadequado, assédio a colegas, deturpação de informações ou qualquer ato que comprometa a imagem da instituição. O advogado destacou que, nesses casos, a demissão pode ocorrer com ou sem justa causa, mas, em ambas as situações, são tomadas após rigorosa investigação interna para evitar equívocos.
Ainda conforme Pastore, a decisão de desligamento de Bocardi não foi motivada por questões econômicas ou por cortes de gastos na Globo, mas sim por razões ligadas à ética profissional dentro da emissora. Ele reforçou que o termo "compliance" deriva do inglês to comply, que significa obedecer ou estar em conformidade, evidenciando que o afastamento do apresentador ocorreu por uma infração considerada séria no contexto das normas da empresa.
Rodrigo Bocardi estava na Globo desde 1999 e assumiu o comando do Bom Dia São Paulo em 2013. Antes de sua trajetória na emissora, teve passagens pela Band e pela extinta TV Manchete. Até o momento, o jornalista não se manifestou sobre a demissão, e a Globo ainda não forneceu mais detalhes sobre o caso.
Últimas Notícias

Bragantino engata a quinta, bate Mirassol e cola na liderança do Brasileiro

INSS abre processos contra 12 entidades acusadas de fraudes

Confusão em festa de igreja termina com dois mortos e um ferido após idoso atirar contra o próprio cunhado, no Paraná

ASA anuncia saída de Vinicius Taquini e Otávio após pedido dos atletas

Governo Trump anuncia que pagará US$ 1 mil a imigrantes ilegais que deixarem o país por iniciativa própria
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
