Operações em Girau do Ponciano, Coruripe e Porto Calvo miram furto de energia elétrica e resultam na prisão de homem

A PM, em parceria com a Equatorial Alagoas, realizou três operações para combater o furto de energia elétrica em Coruripe, Girau do Ponciano e Porto Calvo nesta semana. Um homem foi preso.
Nesta quarta-feira (29), militares da 9ª Companhia Independente e equipes de inspeção da Equatorial identificaram um desvio de energia no transformador de uma empresa que atua no ramo de irrigação em Coruripe. O fornecimento de energia da empresa havia sido suspenso em junho de 2021.
"No local, foi verificado que os condutores do ramal de entrada do padrão de medição estavam desconectados e um desvio foi realizado entre o transformador e o ramal de saída da unidade, que estava atendendo duas bombas de irrigação de 15 KV (cada) utilizadas para irrigação de diversos plantios", informou a distribuidora.
O responsável pela empresa é reincidente nesse tipo de crime e foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo, onde ficou preso.
As outras duas operações foram realizadas simultaneamente na segunda-feira (27). Uma delas, em Girau do Ponciano, terminou com a autuação de uma casa de farinha onde foram encontradas diversas irregularidades como desvio de energia e adulteração do medidor. A distribuidora atuou em conjunto com a 7ª Companhia Independente da PM.
"A perda estimada é de 45.000 kWh, que daria para abastecer 280 casas durante um mês inteiro. Um boletim de ocorrência também foi registrado sobre o caso", disse a Equatorial.
Já em Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, houve uma ação integrada com o 6° Batalhão da Polícia Militar, onde foi identificado o furto de energia em um estádio de futebol, onde a rede de média tensão foi ligada à uma subestação de 112,5kVA.
A ligação trazia diversos riscos, pois não seguia os procedimentos operacionais e administrativos corretos.
"Além do crime de furto de energia elétrica, previsto no art. 165 do Código Penal a administração pública, também foi violado o artigo 265 do Código Penal, que proíbe a operação da rede de distribuição por pessoas sem a devida capacitação e habilitação para isso. Ou seja, além de furtar energia, os responsáveis pela unidade consumidora também agiram ilegalmente ao manipular a rede de distribuição sem autorização técnica. O caso também foi registrado por meio de boletim de ocorrência", pontuou a distribuidora.
Últimas Notícias

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

Moraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar uso de redes sociais

Pilotos desligaram motor errado após colisão com aves, aponta investigação sobre acidente aéreo na Coreia do Sul

Gilberto Gil atualiza sobre a repatriação do corpo de Preta Gil

Estado abre 610 novas vagas para Educação de Jovens e Adultos
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
