Carla Zambelli tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder

A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) nesta quinta-feira, 30, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no processo eleitoral de 2022.
Por maioria, 5 votos contra 2, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu pela inelegibilidade por oito anos a partir das eleições de 2022. Ela pode recorrer da decisão.
O que foi entendido pela maioria é que a parlamentar fez publicações para provocar o descrédito do sistema eleitoral e a disseminação de fatos inverídicos.
“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em conformidade ao artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/1990”, argumentou o desembargador Encinas Manfré, relator do processo.
O caso começou a ser julgado em 13 de dezembro passado. O relator, desembargador José Antonio Encinas Mandré, votou pela cassação do diploma e pela inelegibilidade da deputada na ocasião. O julgamento, porém, foi suspendo naquele primeiro momento por um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti.
Últimas Notícias

Morre no Rio o jornalista Marcelo Beraba, fundador da Abraji

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro Ouro Preto, em Arapiraca

Moraes dá dez minutos para militar tirar farda e participar de oitiva

Hospital Ib Gatto Falcão registra mais de 130 atendimentos por acidentes de moto no primeiro semestre do ano
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
