Theatro Homerinho: a concretização de um sonho coletivo para a arte em Alagoas

O histórico bairro do Jaraguá, no coração de Maceió, é um celeiro de memórias, cultura e diversidade alagoanas. Palco de eventos que ajudaram a moldar a identidade do estado, agora recebe o nascimento de um novo capítulo cultural: o Theatro Homerinho. Este espaço surge com a missão de abrigar manifestações artísticas variadas, da cultura popular ao erudito, oferecendo um novo fôlego ao bairro e se estabelecendo como ponto de encontro para a comunidade, com foco na convivência e no protagonismo artístico.
Por trás do sonho
Concretizar um sonho exige resiliência. Para o professor e escritor Tainan Costa e a atriz Ivana Iza, fundadores do Theatro Homerinho, essa trajetória começou em 2013, quando a ideia do teatro foi concebida. Apenas em 2019, no entanto, o projeto tomou forma, com o aluguel do prédio que, após seis anos de intenso trabalho, se transformou no espaço que será inaugurado neste ano.
Segundo Ivana, o sonho de criar um espaço voltado às artes sempre foi uma meta inegociável. “Eu sou uma realizadora. Desde sempre sonhei e fiz de tudo para concretizar. Desistir nunca foi uma opção. O que vemos aqui é o resultado de anos de dedicação e um desejo coletivo que se tornou realidade”, declarou a atriz.
Ao longo do caminho, os desafios foram inevitáveis, mas a determinação foi inabalável. “Além do desafio financeiro, evidentemente, porque é uma obra muito cara. Eu acho que algumas descrenças no percurso, que claro, não me atingiram na sua totalidade, mas como alguém pode olhar para isso e dizer que “que impossível”, “que difícil”. O difícil é viver. Mas para um sonho feito com a força do coração, não. Isso aqui seria impossível de não acontecer”, reforça a atriz.
A essência do Theatro Homerinho
Inicialmente, Tainan e Ivana planejavam criar uma escola de teatro. Com o tempo, a ideia evoluiu para um espaço teatral, inspirado na figura emblemática de Homero Cavalcanti, conhecido como Homerinho, um dos grandes nomes da cultura alagoana.
“A sua vocação para o teatro, a beleza do seu olhar para as artes cênicas, o quanto ele é honrado neste e em todos os sentidos. O teatro é o Homero. Homero é a essência do teatro. Sua vocação e olhar para as artes cênicas sempre foram inspiradores. Ele nos motivou a homenageá-lo dando seu nome ao espaço”, destaca Ivana.
Além de Homerinho, outra personalidade cultural será celebrada no local. “O palco leva o nome de Dona Selma Brito, nossa pianista e dama da música erudita. Este teatro é também uma homenagem àqueles que ajudaram a construir a história cultural de Alagoas”, explica a fundadora.
O resultado de um esforço coletivo
O Theatro Homerinho conta com uma infraestrutura de excelência, incluindo plateia, palco italiano de madeira, camarins, sala de cinema alternativo, equipamentos técnicos de som e luz, entre outros elementos que garantem uma experiência teatral completa.
O projeto foi abraçado pela comunidade, por artistas locais e nacionais, como Gaby Amarantos, Pitty, Clarice Niskier, Mônica Martelli e Erom Cordeiro. O apoio do comércio local e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) foi decisivo para sua conclusão.
“A Secult foi uma parceira imprescindível. A Lei Paulo Gustavo, por exemplo, viabilizou nossa sala de cinema. Este é o resultado de muitas mãos e corações unidos. Sem ela e todos nossos apoiadores, que seguraram nossas mãos durantes todos os esses anos, teria sido impossível termos concluído essa obra”, reconhece Ivana.
Para Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, o teatro representa mais do que um novo espaço: “Este espaço, além de homenagear a rica trajetória do nosso querido Homerinho, é um marco para o Jaraguá e para Alagoas. Um local de expressão artística, diversidade e encontros culturais. Reafirmamos o poder da cultura como alicerce para o futuro do estado”.
A inauguração: uma celebração inesquecível
No dia 1º de fevereiro, o Theatro Homerinho abre suas portas com uma grande festa. Com o tema Teatro de Revista, o evento convida a comunidade a vestir roupas extravagantes e celebrar este marco cultural.
A concentração será às 17h, na Praça Dois Leões, seguida por um cortejo pelas ruas do Jaraguá. A programação inclui mestres da cultura popular, apresentações teatrais e shows de artistas como Júnior Almeida, Kel Monalisa, Igbonan Rocha, Flora, Telma César e outros.
Sobre as expectativas para o futuro, Ivana é otimista: “Tenho certeza de que o público será nosso maior parceiro. O Theatro Homerinho será um espaço inclusivo, seguro e vibrante, onde artistas e espectadores se encontrarão para manter a cena cultural viva e pulsante”.
Para acompanhar as novidades e a programação do Theatro Homerinho, siga as redes sociais: @theatrohomerinho.
Últimas Notícias

Goleiro do Atlético-MG, Everson relata assédio sexual contra a filha de 13 anos na Arena MRV

Filho manda mãe 'se fuder', quebra móveis e exige dinheiro de familiares em Arapiraca

Carreta tomba e trecho da BR-101 fica interditado em Junqueiro

VÍDEO: Mulher flagra marido com político em motel 'por R$ 150' e vídeo viraliza: 'Foi gostoso?'

Mulher leva soco do marido e também é agredida por enteada em Taquarana
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
