Governo do Estado garante pagamento em dia e impulsiona produção de leite em 2024

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), investiu mais de R$ 45 milhões no pagamento do leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - modalidade Leite em 2024. Do total, o aporte financeiro do poder público estadual foi de R$ 25 milhões, possibilitando a manutenção do programa durante todo o ano sem intervalos.
A responsabilidade financeira da gestão e o compromisso com o pagamento em dia aos 3,2 mil produtores de leite que fornecem ao programa possibilitaram o retorno de investimentos na estrutura dos currais, para fornecimento de alimentação adequada aos animais, além de melhorar os manejos. O reflexo das melhorias foi o aumento na produção de leite dos produtores familiares que fornecem para o programa.
“Mensalmente, são adquiridos um milhão de litros de leite, que é revertido em renda gerada para que as famílias dos produtores possam, principalmente, se sustentar e também investir no aumento da produção. O Programa Leite do Coração, junto ao PAA Leite, roda o ano inteiro porque investimos recursos para que produtores de leite e beneficiários continuem recebendo. É dinheiro circulando no campo e também alimento na mesa de quem mais precisa”, ressaltou a secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Aline Rodrigues.
Em 2024, foram adquiridos 12,5 milhões de litros de leite de vaca e de cabra que contribuíram para a segurança alimentar e nutricional de aproximadamente 100 mil famílias alagoanas nos 102 municípios, com entrega de leite em pontos fixos e também nas escolas da rede pública estadual, através do programa Leite do Coração.
A presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar do Sertão de Alagoas (Cafisa), Luciene Gadi, explica que os produtores passaram a produzir mais e, com o excedente da produção de leite de cabra, conseguem comercializar em outras praças com produtos beneficiados, como caramelos e queijos. Ela afirma que o governo Paulo Dantas tem comprometimento com a atividade leiteira e valoriza os produtores alagoanos.
“O pagamento do leite ajuda na organização dos produtores. Nós saímos de 3 mil litros produzidos e passamos para 10 mil litros de leite ao mês. Só temos a agradecer ao governador, com essa gestão. O programa agora tem esperança. É muito importante o trabalho que tem sido feito. É renda para o produtor de leite, que precisa, e também alimento para as famílias que necessitam”, declarou Luciene.
Últimas Notícias

STJD abre inquérito para investigar Bruno Henrique, do Flamengo

STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro

STF nega pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

FIFA anuncia as oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina no Brasil

Sesau e DEA garantem transferência de bebê cardiopata para realização de cirurgia em Pernambuco
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
