Comitiva do Ifal Marechal visita instalações de hotel escola do Instituto Federal do Ceará
Quartos organizados de acordo com os melhores padrões da rede hoteleira nacional. Espaços de convivência para o lazer individual ou em família. E tudo preparado por estudantes de cursos técnicos federais. A experiência do Hotel Escola Guaramiranga, no Ceará, foi conhecida de perto nesta semana por integrantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, que analisam a possibilidade de abrir novos cursos na área de Turismo e Hotelaria.
A comitiva liderada pela professora Tâmisa Vicente, chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, vem estudando o tema desde junho de 2024. Pesquisas realizadas junto ao setor produtivo da hotelaria em Marechal Deodoro apontam para a carência de trabalhadores capacitados para atender as demandas do setor na região, além do apoio à abertura de novos cursos voltados a atender esta demanda.
"Para isso, estamos conhecendo iniciativas que possam servir como referência para novos cursos técnicos, principalmente no que se refere às práticas dos meios de hospedagem", explica Tâmisa.
O grupo já visitou o novo Laboratório de Hospedagem do IFAL - Campus Maragogi, inaugurado em novembro de 2024, e agora conheceu o Hotel Escola Guaramiranga, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), único da Rede Federal de ensino. A diretora-geral do Campus Guaramiranga, Lúcia Aguiar, apresentou todo o funcionamento administrativo, financeiro e pedagógico do espaço, além dos desafios para a manutenção do projeto, inaugurado em 2014.
Além de Tâmisa Vicente, participaram da visita técnica a coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo, Lídia Fabiana, e a diretora de Administração do Campus Marechal Deodoro, Karine Miranda.
Últimas Notícias
Rompimento de tubulação causa afundamento da pista na AL 220, perto do Hospital de Emergência, em Arapiraca
Polícia fecha fazendas de mineração de criptomoedas em Alagoas e investiga prejuízo milionário por furto de energia
Cidade do Paraná é atingida por ventos fortes de até 180 km/h
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres

