Sesau alerta para baixa vacinação infantil contra a Covid-19 em Alagoas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 5 anos. A vacinação segue disponível nos postos de vacinação em todo o estado.
Segundo a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, devem receber a imunização crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Após os cinco anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos prioritários é que receberão uma dose de reforço. São eles: imunocomprometidos; com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua”, explicou a infectologista da Sesau, Luciana Pacheco.
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para crianças nessa faixa etária se dá em três doses, sendo a primeira aos seis meses de idade, a segunda dose após um intervalo de 4 semanas e a terceira dose após 8 semanas da segunda dose.
A infectologista Luciana Pacheco destacou que as crianças de 6 meses e menores de 5 anos que não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas poderão completar o esquema de três doses, respeitando os mesmos intervalos.
“O importante é que os pais e responsáveis entendam a importância de levar seus filhos para os postos de saúde e completar o esquema vacinal. Esse é um gesto de amor e responsabilidade que garante a segurança das crianças e de toda a sociedade”, reforçou a médica.
Dados
Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde, entre os anos de 2021 e 2025 apenas 26,2% das crianças entre seis meses e dois anos receberam a segunda dose do imunizante e 5,5% a terceira. Entre três e quatro anos os números são de 18,9% para a segunda dose e 8,6% para a terceira.
“A vacinação é segura e é o meio mais eficaz para assegurar que nossas crianças se previnam não apenas contra Covid-19, mas contra várias doenças graves. Por isso todos devem procurar os postos de saúde de seus municípios e manter o seu calendário vacinal atualizado”, destacou o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Últimas Notícias

Ação do MPF quer que Prefeitura de Maragogi implemente em 90 dias plano de balizamento náutico

Uneal realiza colação de grau de 212 indígenas em momento histórico para o Brasil

Pastor é preso por fazer cultos em banheiro de igreja e sessões de hipnose para estuprar adolescentes no ES

Mulher baleada dentro de casa em São Miguel dos Campos morre no HGE

Caminhão-baú desgovernado derruba árvore e atinge parede de imóvel em Batalha
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas
