Febre nas redes sociais, fruta do milagre pode trazer riscos à saúde; entenda
Uma pequena fruta vermelha, do tamanho de um grão de café maduro, vem chamando atenção na internet. Conhecida como "fruta do milagre" (Synsepalum dulcificum), ela é capaz de transformar sabores ácidos ou amargos em doces, graças à miraculina, uma proteína que altera a percepção do paladar.
Apesar do fascínio, especialistas e casos recentes alertam para os riscos do consumo, especialmente de partes específicas da planta.
Nativa da África, a fruta tem cultivo restrito no Brasil, encontrado em viveiros de plantas exóticas e em propriedades especializadas, como a de um produtor em Castelo, no Sul do Espírito Santo. A ação da miraculina, que "engana" as papilas gustativas, pode durar de 30 minutos a duas horas, segundo a botânica Maria Colodete. No entanto, seu consumo indiscriminado e sem orientação tem levantado preocupações.
Na manhã desta terça-feira, 21, a assistente de direção do programa Mais Você, Lígia Bedini, foi hospitalizada após sofrer uma reação alérgica grave ao morder o caroço da fruta durante os preparativos para uma reportagem. Segundo a apresentadora Ana Maria Braga, Lígia apresentou fechamento da glote e dificuldade respiratória, sendo socorrida por médicos presentes no local e encaminhada a um hospital.
"Descobrimos hoje que isso é um perigo gigantesco", alertou Ana Maria Braga ao público. O médico que atendeu Lígia afirmou que tanto o caroço quanto as folhas da planta podem causar queimaduras na boca e na faringe, o que reforça os riscos de manipular ou consumir a fruta sem conhecimento adequado.
Além do caso no programa, vídeos de influenciadores experimentando a "fruta do milagre" viralizaram nas redes sociais, aumentando sua popularidade. Especialistas, no entanto, reforçam a necessidade de cautela. "Ela não é naturalmente doce, mas inibe a percepção de acidez. O problema é que o consumo sem orientação pode causar reações inesperadas", explicou o biólogo Marco Bravo.
Últimas Notícias
Deficiente físico é morto a tiros na comunidade Mangabeiras, em Arapiraca
Pastor é afastado de igreja após trair esposa em casa de prostituição: 'Adultério e imoralidade sexual'
CRB vira contra o Atlético Goianiense nos acréscimos e segue sonhando com a Série A do Brasileiro
Ator que perdeu tudo e foi parar na rua critica imprensa e recusa abandonar ‘filhos’
Fabinho da Comedoria recebe título de Cidadão Honorário de Arapiraca por indicação do vereador Vavazinho
Vídeos mais vistos
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

