Edição de férias do Circuito Penedo de Cinema é aberta com avant-premiére

A primeira sessão do filme A Promessa em formato digital abriu a edição de férias do Circuito Penedo de Cinema, avant-premiére realizada na noite deste domingo, 19.
Realizadores e participantes da fita original (Super-8) e da digitalização da película reuniram-se no Cine Penedo para celebrar o resgate do curta feito pelo Grupo Mandacaru, exibido no Festival de Cinema de Penedo em 1977.
O trabalho liderado por Igor Machado recupera e preserva o filme que tem várias situações diretamente relacionadas com Penedo. Os créditos informam a Casa Singer e a Toca do Bolinha entre os patrocinadores, importantes empreendimentos comerciais da época.
As primeiras cenas, realizadas em um dos quartos da maternidade da Santa Casa de Penedo, têm a participação do médico e ex-prefeito de Penedo, Dr. Dirson Albuquerque, e do enfermeiro Zé Lessa, ambos falecidos.
Também foram gravadas cenas na capela do Colégio Imaculada, no Hotel São Francisco e no Centro Histórico, um menino vendendo edições do extinto jornal Correio do São Francisco na esquina do prédio da Associação Comercial.
O relançamento do curta que teve locações em Penedo, Maceió, Igreja Nova e na Praia do Peba, localizada no município de Piaçabuçu, reuniu ainda amigos e parentes de Antônio Jackson Borges, responsável por salvaguardar os rolos originais do filme A Promessa.
O cineasta e fotógrafo Celso Brandão também retornou a Penedo para participar da avant-premiére que também exibiu duas produções de sua autoria: Reflexos, um curta-metragem rodado na Lagoa Mundaú, em Maceió; e O Penedo, homenagem a Ricardo Cravo Albin.
O trabalho mais recente de Celso Brandão é um resgate às memórias do pesquisador que residiu em Penedo durante a infância, um dos motivos que o levou a criar o Festival de Cinema Brasileiro na cidade ribeirinha, quando esteve à frente da Embrafilme, na década de 1970.
A Promessa
Ainda sem data para sua estreia oficial, a avant-premiére do digitalizado A Promessa deixa uma exposição de fotos e trechos de Super-8 no hall do Cine Penedo, uma das atrações da edição de férias do Circuito Penedo de Cinema.
A exposição fica aberta ao público até o próximo domingo, 26, durante toda a programação que começa nesta segunda, 20, sessões com acesso gratuito, iniciando sempre às 15 horas, com a Mostra de Cinema Infantil.
Em seguida, o Cine Penedo exibe a programação do Festival Velho Chico de Cinema Ambiental (a partir das 16h30) e continua com projeções do Festival de Cinema Universitário de Alagoas no período da noite, às 19 horas.
Tanto a realização do Circuito Penedo de Cinema quanto o funcionamento do Cine Penedo têm apoio da administração Ronaldo Lopes, principalmente por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec), pasta que também atua na articulação que envolve a Ufal e o Governo de Alagoas, além de outros setores , para incentivar produções cinematográficas na Cidade Criativa do Cinema.
Últimas Notícias

Projeto que aumenta número de deputados para 531 tem urgência aprovada

Família levanta suspeita de que corpo encontrado não é de Ana Beatriz; DNA leva 15 dias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões

MDB mostra força em Alagoas e Ronaldo Lopes é o 4º prefeito com maior potencial de influência no Estado

Conselho de Ética aprova suspensão de Gilvan da Federal por três meses
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
