Festa do Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo, é cenário para quatro produções cinematográficas

Além da fé, tradição, devoção, cultura e fortalecimento do turismo, o maior evento popular do calendário anual de Penedo e do Baixo São Francisco também incentiva a economia criativa.
Durante a 141ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, os tradicionais festejos do povo ribeirinho emprestaram toda a sua riqueza para quatro produções cinematográficas.
A Cidade Criativa do Cinema na rede mundial da Unesco teve locações do longa-metragem Frames de uma Promessa, de Igor Machado; e dos curtas Andor, de Bertrand Lira (Paraíba); Sexo Nosso de Cada Dia, de Francisco Glauter (São Paulo); e O Filme do Filme do Filme, de Sérgio Onofre (Alagoas).
Vale ressaltar que os curtas-metragens citados fazem parte do Cinema no Meio do Mundo (CiMM Convida), projeto que em sua edição atual tem Penedo como cidade-cenário das produções dos cineastas convidados, todas com apoio da Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec).
“Estamos aqui, na grandiosa e linda festa do Bom Jesus dos Navegantes, e aproveitamos esse cenário incrível de religiosidade para produzir três curtas-metragens. E como Cidade Criativa do Cinema, Penedo pode receber e articular essa demanda audiovisual”, explica Nivaldo Rodrigues, produtor de Projetos do CiMM Convida.
O longa Frames de Uma Promessa também utiliza a tradicional procissão fluvial e terrestre do Bom Jesus dos Navegantes como cenário, além de pontos turísticos culturais e históricos, a exemplo do Museu Casa do Penedo.
“Gravar no Museu Casa do Penedo me deixa muito feliz pois o equipamento tem um acervo que traz uma memória que conecta com o objetivo do filme, que é o de restaurar a produção A Promessa, feita pelo meu tio e um grupo de amigos nos anos 70. Gravamos também na Festa de Bom Jesus dos Navegantes, quando também aconteciam os festivais de cinema de antigamente. É um filme sobre afetos, registros e memórias”, disse Igor Machado, diretor.
Também em Penedo, o início das gravações do longa Frames de Uma Promessa se deu em novembro do ano passado, quando foi utilizado como cenário o Circuito Penedo de Cinema e pontos do Centro Histórico, entre o antigo Cine São Francisco, espaço recuperado e adaptado para funcionar como centro de convenções da cidade.
“Penedo se consolida como um destino cinematográfico de destaque, com produções audiovisuais que escolheram a cidade como cenário. Essa escolha não apenas destaca a beleza natural e cultural da região, mas, também, impulsiona o turismo local e a economia, promovendo o desenvolvimento da comunidade”, afirma Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da Seturec Penedo.
Últimas Notícias

Barbeiro morre após ser baleado dentro de salão de beleza em Minas Gerais

Homem sofre ataque de pirambebas no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior de AL

Bolsonaro tem previsão de alta para os próximos dias, diz boletim médico

Casa Branca reposta imagem de Trump vestido como papa; seguidores apontam desrespeito à religião católica
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
