Pesquisa de peritos criminais alagoanos é destaque em revista nacional
Artigo fala sobre o papel da polícia científica em investigações em um tipo de crime atípico, que consiste em tomar o controle de uma cidade ou parte dela

Os peritos criminais Gerard Deokaran e Paulo Rogério Ferreira, em colaboração com especialistas da Polícia Federal (PF) e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publicaram um novo artigo sobre a importância dos trabalhos periciais nas investigações de crimes de "Domínio de Cidades”, modalidade de crime organizado que consiste em tomar o controle de uma cidade ou parte dela. O estudo enfatiza o papel das análises de vestígios papiloscópicos, balísticos, biológicos e químicos em setores da Polícia Científica na elucidação de crimes.
O artigo também aborda como o avanço da Polícia Científica de Alagoas contribui não apenas para a identificação de criminosos e armas, mas também para a análise de substâncias usadas em explosões de caixas eletrônicos e cofres de instituições financeiras. A publicação pode ser vista na seção científica da 54ª edição da Revista Perícia Federal.
Paulo Rogério Ferreira, perito criminal do setor de Balística Forense e administrador em Alagoas do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), destacou a importância dos vestígios balísticos coletados durante um exercício de “Domínio de Cidades” em Maceió nos trabalhos periciais. Esse material coletado foi inserido no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB), permitindo a correlação de amostras entre diferentes estados que integram o banco de dados.
“Com esse ensaio, nós conseguimos correlacionar as amostras coletadas entre os estados, evidenciando a utilização de uma mesma arma de fogo. Foi possível demonstrar a eficiência e importância do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), através da inserção de elementos de munição. Assim, restou comprovada a importância do Banco de Nacional de Perfis Balísticos (BNPB) em investigações policiais”, afirmou o perito criminal.
O perito criminal e técnico explosivista Gerard Deokaran contou que a pesquisa foca na atuação da perícia nesse tipo de crime atípico. O artigo sobre perícias em Domínio de Cidades permitiu aos peritos carregar um histórico de publicações nacional e internacional, com o recebimento da premiação de melhor trabalho científico no último seminário de Engenharia Forense, além da publicação no livro Superando Desafios lançado pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e a Ufal.
Deokaran destacou a relevância da parceria entre a Polícia Científica de Alagoas, a PF e a Ufal para o sucesso da pesquisa. Essa colaboração interdisciplinar resultou em avanços significativos nas investigações, com a aplicação de tecnologias e metodologias inovadoras no combate ao crime organizado.
“Desenvolvemos uma metodologia, mostrando os resultados que a gente pode obter em relação à investigação dos criminosos e do crime em si, também foi abordado no artigo sensores e técnicas de revelação de vestígios latentes. Falamos um pouco do meu trabalho de mestrado, o qual foi a criação de um sensor novo para explosivos. A gente menciona as simulações que fazemos com esse sensor desenvolvido, as respostas que ele dá e o que a gente consegue subsidiar nas investigações”, conclui, Deokaran.
O sensor e o novo método de revelação foram desenvolvidos no Laboratório de Eletroquímica, Polímeros e Ciências Forenses (LEPFor) da Ufal, coordenado pela professora Dra. Adriana Ribeiro, juntamente com a Polícia Científica e com a colaboração do perito da Polícia Federal Alexandro Mangueira Lima de Assis.
Últimas Notícias

Jovem que se afogou nas águas do Rio Mundaú tem corpo encontrado em Murici

Caminhonete capota e vai parar no canteiro de avenida em Maceió; mulher fica ferida

Motociclista é flagrado com pequena quantidade de maconha durante abordagem, em Arapiraca

Homens que morreram em troca de tiros com policiais em Sergipe participaram de homicídio em Arapiraca, diz SSP/SE

Lei Seca autua 18 condutores por alcoolemia em operação no final de semana, em Alagoas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
