Morre ex-secretário de Turismo argentino, baleado há um mês ao entrar por engano em comunidade do Rio
O ex-secretário de Turismo de Bariloche Gastón Fernando Burlón, de 51 anos, morreu na tarde desta segunda-feira, um mês após o turista ter sido baleado ao entrar por engano na comunidade do Escondidinho, ao errar o caminho para o Cristo Redentor. A informação foi divulgada por um comunicado da Câmara de Turismo de Bariloche.
"Gastón foi uma referência comprometida e visionária, cujo trabalho marcou um contributo significativo para aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado", destacou o texto do comunicado, que ressaltou a "paixão pela promoção do turismo" do argentino.
Já a Embaixada do Brasil na Argentina transmitiu as condolências à família e aos amigos de Burlón, através de publicação em sua conta oficial no X.
Burlón presidia atualmente a Câmara Argentina de Turismo Estudantil (CATE), uma associação que reúne empresas do setor, de acordo com o jornal argentino La Nación. Pelas redes sociais, ele se apresentava como proprietário de uma agência de viagens desde 2000.
O argentino, sua mulher e os filhos estavam indo para o Cristo Redentor em 12 de dezembro, quando o GPS do carro o direcionou para a comunidade do Escondidinho, no Rio Comprido, dominada pela facção Comando Vermelho (CV). O veículo foi alvejado e Gastón atingido por um tiro na cabeça. Ele foi socorrido no Hospital Souza Aguiar na ocasião, unidade em que seguia internado.
De acordo com o Canal 10, rede de TV pública da região da Patagônia, a vítima estava internada no CTI, em coma. Os danos cerebrais "foram muito severos" e, mesmo após dias de evoluções favoráveis em seu quadro de saúde, Burlón começou a piorar no último fim de semana. A morte foi confirmada ao meio-dia desta segunda-feira, destacou o Canal 10.
Segundo Nádia Loza, mulher de Gastón, informou ao jornal Clarín, a rua estreia e íngreme que acessaram não tinha "nada fora do comum", até que duas pessoas cercaram o veículo, apontando armas. Após quatro tiros disparados, e o turista baleado, o carro perdeu o controle e se chocou contra o muro de uma casa. Os filhos ficaram desesperados.
Buscas por autor do disparo
A Polícia Civil identificou Sandro da Silva Vicente, conhecido como Sandrinho, como autor dos disparos. O suspeito mora no Morro dos Prazeres, vizinho ao Escondidinho. Segundo a corporação, ele tem longo histórico criminal, com mais de 20 anotações.
Nesta segunda-feira, equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) realizaram buscas pelo suspeito nas comunidades dos Prazeres, Fallet e Fogueteiro, todas em Santa Teresa. Ele não foi encontrado. Segundo a Polícia Civil, diligências "seguem, desde a expedição do mandado de prisão, para localizar e capturar o autor". A investigação ainda está em andamento.
Últimas Notícias
Suspeito foge e deixa pistola, revólver e espingarda para trás, na zona rural de São Sebastião
Campanha contra assédio sexual no carnaval tem adesão de 18 estados
Policiais penais apreendem celulares e drogas no Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Até o agora, Operação Lei Seca registrou 20 prisões por embriaguez ao volante durante o Carnaval em Alagoas
Homem é preso com garrucha e munições durante patrulhamento, na AL 145, em Pariconha
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

