Mulher que contraiu raiva humana após ser mordida por sagui morre em Recife
Uma mulher de 56 anos que contraiu raiva humana morreu no sábado (11), em Recife (PE). É o primeiro caso da doença em oito anos em Pernambuco.
O que aconteceu
Mulher foi mordida na mão esquerda por um sagui em 28 de novembro de 2024. Ela procurou atendimento em Santa Maria do Cambucá, no agreste pernambucano, onde morava, e foi orientada a tomar soro e quatro injeções, mas não voltou para seguir com o tratamento.
Quadro se agravou quase um mês depois, segundo a imprensa local. Ela foi transferida para o Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz) em 31 de dezembro. O hospital é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas.
Paciente apresentava dormência, além de dores e fraqueza muscular. Em 2 de janeiro, ela evoluiu para um quadro neurológico grave com insuficiência respiratória.
Brasil registrou 48 casos de raiva humana entre 2010 e 2024. Nove foram causados por mordidas de cães, 24 por morcegos, seis por primatas não-humanos, dois por raposas, quatro por felinos e um por bovino, informou o Ministério da Saúde. Em outros dois casos, não foi possível identificar o animal que provocou a agressão.
Apenas dois pacientes sobreviveram à raiva humana no Brasil. Em 2008, Marciano Menezes da Silva foi mordido por um morcego, mas não recebeu a vacina antirrábica por "não apresentar sintomas da doença". Um mês depois, ele começou a sentir dormência nos braços e febre alta e iniciou um tratamento no Huoc. Ele se tornou a quarta pessoa no mundo a sobreviver à raiva, mas com sequelas. Em 2017, um adolescente foi diagnosticado e conseguiu ser tratado a tempo em Manaus.
Hospital lamentou a morte. "Expressamos as mais sinceras condolências e desejamos, ainda, conforto, paz, e muita força para a família".
Últimas Notícias
CPMI do INSS ouve Onyx Lorenzoni nesta quinta-feira
Discussão entre vizinhos termina em agressão e ameaça no bairro Planalto, em Arapiraca
Ventos de até 70 km/h podem atingir Alagoas nos próximos dias, alerta Defesa Civil
Comissão debate regulamentação das cooperativas de seguros Fonte: Agência Câmara de Notícias
Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil, por unanimidade
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

