Medida Provisória autoriza governo a pagar R$ 60 mil por deficiência causada pelo vírus da zika

Uma Medida Provisória (MP) autorizou o governo federal a pagar indenização de R$ 60 mil para famílias de bebês que tiveram deficiência causada pela infecção pelo vírus da zika. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (9).
A medida provisória tem validade a partir do momento em que é publicada no DOU e precisa ser aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado para se tornar lei em definitivo. O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.
De acordo com a publicação, o valor deverá ser pago em parcela única para casos em que a deficiência de síndrome congênita tenha sido causada pela infecção da mãe da criança durante a gestação.
O apoio financeiro valerá para crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024.
O requerimento deverá ser realizado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme critérios estabelecidos em ato conjunto do Ministério da Saúde, do Ministério da Previdência Social e do instituto.
Será obrigatória a constatação entre a síndrome congênita e a contaminação da genitora pelo vírus durante a gestação e também da deficiência.
As despesas decorrentes do apoio financeiro da MP serão custeadas pelo programa orçamentário "Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União". O pagamento da indenização ficará restrito ao exercício de 2025, segundo a publicação.
Últimas Notícias

Mulher tem infecção no olho causada por mosca de banheiro

Connie Francis, de ‘Pretty Little Baby’, morre aos 87 anos

Polícia Civil esclarece falso relato de tentativa de latrocínio e indicia o motorista de aplicativo por golpe do seguro

Semana do Empreendedorismo nas escolas da Prefeitura de Penedo inclui estudantes da EJA

Polícia Militar apreende drogas e prende foragido da Justiça no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
