Lei estadual que garante proteção e o bem-estar dos animais já está em vigor
Legislação torna síndicos e administradores responsáveis por reportar casos de crueldade contra animais em até 24 horas
Já está em vigor a Lei nº 9.412, que obriga condomínios residenciais e comerciais a comunicarem às autoridades policiais, em até 24 horas, qualquer caso de maus-tratos ou violação de direitos dos animais ocorrida em suas áreas.
A nova legislação torna síndicos e administradores responsáveis por garantir que os animais vivam em um ambiente seguro e livre de crueldade. A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, celebrou a aprovação da lei e destacou sua importância para o estado.
"Essa lei é um reflexo do quanto a sociedade alagoana se preocupa com o bem-estar animal. Ao tornar os condomínios responsáveis por denunciar casos de maus-tratos, estamos criando uma rede de proteção mais eficiente e garantindo que nenhum animal sofra em silêncio”, explicou Mendonça.
O que diz a Lei
A lei, sancionada pelo governador Paulo Dantas em 29 de novembro de 2024, determina que a comunicação às autoridades policiais deve conter informações que permitam a identificação do animal, do local onde ele pode ser encontrado, do agressor e as circunstâncias do crime. A ausência ou imprecisão das informações não isenta o condomínio da obrigação de realizar a denúncia.
Além disso, os condomínios estão obrigados a afixar cartazes e comunicados informando sobre a nova lei, conscientizando os moradores sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra animais.
Para a secretária Arabella Mendonça, essa é apenas a primeira etapa de um trabalho contínuo. "Nossa meta é construir um estado onde todos os animais sejam tratados com respeito. Essa lei é um passo fundamental nessa direção, mas ainda temos muito trabalho pela frente."
Últimas Notícias
Brasil despacha França nos pênaltis e vai às quartas do Mundial Sub-17
Caso Alan Carlos: perícia confirma morte de médico por único disparo em Arapiraca
MEC aciona PF e anula questões do Enem 2025 após live ter antecipado perguntas
Motorista de caçamba que tombou em estrada de Arapiraca morre no hospital
Semarh emite alerta para Estado de Atenção devido à baixa umidade no Sertão de Alagoas nos próximos dias
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações
Justiça cumpre reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST na zona rural de Arapiraca

