HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

Vídeos que mostram hospitais supostamente lotados na China estão circulando nas redes sociais, levantando questionamentos entre os usuários sobre um possível novo surto de doença respiratória.
Muitas publicações internacionais relembram a pandemia de Covid-19, que começou há cerca de cinco anos.
De acordo com a imprensa internacional, especialmente a indiana, trata-se do Metapneumovírus Humano (HMPV), que geralmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado.
Embora a maioria dos casos apresente sintomas leves, crianças pequenas, idosos (acima de 65 anos) e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos estão em maior risco de desenvolver doenças graves.
Nas redes sociais, circula a informação de que o vírus estaria se espalhando rapidamente na China. Paralelamente, os hospitais estariam recebendo pacientes infectados com Covid-19, gripe A e Mycoplasma pneumoniae.
Especialistas citados pela imprensa afirmam que o aumento de casos de doenças respiratórias, incluindo o HMPV, está relacionado às temperaturas mais baixas e ao retorno às atividades cotidianas. Após anos de confinamento devido à pandemia, crianças e adultos ficaram menos expostos a agentes patogênicos.
As autoridades chinesas de controle de doenças estão adotando medidas proativas para responder ao aumento dos casos. Segundo a Reuters, as autoridades de saúde também implementaram um sistema piloto para monitorar pneumonia de origem desconhecida.
A iniciativa visa melhorar a preparação para doenças respiratórias durante o inverno, marcando uma abordagem mais robusta em comparação à resposta inicial do país ao surto de Covid-19.
Com o retorno das interações sociais, muitas pessoas estão sendo expostas ao HMPV pela primeira vez. O vírus pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório, sarampo e caxumba.
A transmissão ocorre pelo contato com objetos compartilhados, contato físico, tosse ou espirros.
Últimas Notícias

ASA, Ceilândia e Luverdense são os únicos com 100% de aproveitamento na Série D

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Operação Caminho Seguro 2025 realiza fiscalizações em Arapiraca, São Miguel dos Campos e Junqueiro

HEA abre inscrições para curso Humanização em gestão da qualidade e segurança do paciente

Ronda no Bairro flagra jovem com drogas no Marco dos Corais, em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
