Primeiro concorrente nacional do Ozempic tem produção aprovada pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta segunda (23), via Diário Oficial, a produção pela farmacêutica EMS de dois medicamentos à base de liraglutida, o Lirux, indicado para tratamento do diabetes, e o Olire, para combater a obesidade. Eles começarão a ser comercializados ao longo de 2025.
A liraglutida é o princípio ativo dos medicamentos Saxenda e Victoza da Novo Nordisk, cuja patente caiu este ano aqui no Brasil. Ela é classificada como análoga de GLP-1, um hormônio produzido pelo intestino e liberado na presença de glicose. Ele sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite, além de aumentar os níveis de insulina e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
O medicamento da EMS será produzido inteiramente no Brasil, o primeiro dessa categoria a ser fabricado por aqui. “Desenvolvemos um produto no país, com tecnologia brasileira, do zero. Vamos fabricar desde a matéria-prima até o produto acabado, reforçando nossa posição de liderança no mercado farmacêutico brasileiro com produtos de alta qualidade e de grande impacto”, explica Carlos Sanchez, Presidente do Conselho de Administração da farmacêutica.
Como funciona o novo medicamento?
Como os análogos de GLP-1 disponíveis no Brasil, ele será aplicado via injeção subcutânea. A liraglutida costuma requerer injeções diárias, o que será o caso do Olire e Lirux — diferentemente da semaglutida (princípio do Ozempic e Wegovy), que costuma ser tomado uma vez por semana.
A dose de Lirux é até 1,8 mg ao dia e será comercializado em embalagens com uma, duas, três, cinco e dez canetas. Enquanto o Olire pode ter a aplicação de até 3 mg diários, e terá pacotes com uma, três e cinco canetas. Cada caneta possui 3 ml da solução com concentração de 6 mg/ml.
Últimas Notícias

Ministério Público investiga situação da drenagem urbana em Maceió

Oficina de Tortas promete experiência deliciosa com montagens ao vivo no Jomart Atacarejo

Brasil goleia Espanha e vai às semis da Copa do Mundo de Futebol de Areia

Colégio da Polícia Militar vence etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas

Duas armas de fogo e drogas são apreendidas pela PM em ações no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
