Governo de Alagoas inicia pagamentos dos selecionados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), deu início ao pagamento dos selecionados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Com um investimento total de R$ 32.821.468,63, distribuído em 25 editais, a iniciativa tem como objetivo apoiar diversos segmentos culturais e artísticos, promovendo a inclusão e a descentralização dos recursos em todas as regiões do estado.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a relevância desse momento para a cultura alagoana. “Estamos comprometidos com o fortalecimento da cultura em todas as regiões, oferecendo oportunidades a todos os artistas, coletivos e profissionais que constroem o cenário cultural alagoano. Esses editais são um marco para garantir que, de forma equitativa, os recursos cheguem a quem mais precisa, fortalecendo nossa identidade e promovendo a inclusão de grupos historicamente excluídos”, afirmou.
Diversidade e inclusão
Os editais contemplaram uma ampla gama de categorias culturais, incluindo audiovisual, música, artes visuais, literatura, artes cênicas, cultura popular, moda, design e gastronomia.
A inclusão foi uma das marcas do processo, com a adoção de cotas e bonificações para grupos historicamente excluídos. Dos recursos, 25% das vagas foram reservadas para pessoas negras, 10% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência (PcD). Além disso, mulheres, LGBTQIAPN+, povos tradicionais e idosos receberam bonificações de 0,5 ponto no processo de seleção.
Outro diferencial foi a descentralização dos recursos. As chamadas públicas garantiram reservas de vagas para as nove regiões administrativas do estado, permitindo que os 102 municípios alagoanos fossem contemplados.
Para saber mais sobre os editais e acompanhar as etapas, acesse o site secult.al.gov.br/pnab.
Últimas Notícias
Cacique Raoni, de 94 anos, recebe cuidados paliativos em Mato Grosso
Nunca pensei que ia perder meu filho assim, lamenta mãe após criança de 2 anos morrer atropelada em Maceió
Cortejo do Bulba leva Ccultura às ruas da Ilha do Ferro e abre jornada do Primavera Cultural por Alagoas
“Celulite de TPM”: por que os furinhos podem parecer mais evidentes antes da menstruação?
Coveiro reclama após limpeza de cemitério retirar cruzes de covas
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

