Médico mostra extração de tumor gigante de quase 2 kg: 'Um recorde'

Um médico obstetra do hospital público Francisco Limongi, em Trajano de Moraes, no interior do Rio de Janeiro, realizou na última semana a retirada de um tumor benigno de mama de 1,75 kg, considerado o maior já operado por ele. A paciente, uma mulher de 47 anos, havia procurado atendimento relatando dor, desconforto e sensação de peso na mama direita, completamente tomada pelo tumor. "Essa semana quebrei um recorde que não gostaria. Operei o maior fibroadenoma (tumor benigno de mama) que já vi", divulgou o médico Marino Oliveira em seu Instagram.
Segundo o obstetra, a cirurgia, chamada de tumorectomia de mama, durou cerca de 80 minutos. A equipe já previa que o tumor seria grande, mas o tamanho impressionou. “Vale lembrar que os fibroadenomas geralmente são pequenos e têm crescimento muito lento, o que não foi o caso dessa paciente, que viu seu nódulo atingir esse tamanho em um ano", afirmou ao UOL. Ele destacou que esse tipo de operação é incomum no hospital e que a massa retirada media cerca de 30 cm.
Os fibroadenomas, explicou o médico, são tumores benignos formados a partir do tecido conjuntivo da mama e apresentam baixo risco de malignidade, variando entre 0,1% e 0,3%. Entretanto, tumores maiores ou com componentes complexos podem ter risco aumentado. Durante a cirurgia, foi possível preservar a pele e o complexo areolar, o que facilitará eventuais procedimentos de reconstrução mamária. “A paciente está se recuperando bem", informou Oliveira.
O obstetra Marino Oliveira é experiente em casos desafiadores e já realizou a retirada de um cisto de ovário de 8 kg em uma paciente idosa. Contudo, ele ressaltou que, na mama, este foi o maior tumor que já encontrou. A paciente, cuja identidade não foi divulgada, segue em recuperação e sem complicações, após meses de sofrimento com a rápida evolução do fibroadenoma.
Últimas Notícias

Míssil lançado do Iêmen cai próximo do principal aeroporto de Israel

Sport demite técnico português após perder para o Fluminense

Condutora perde controle de veículo após ser fechada e colide com poste no bairro Cavaco, em Arapiraca

Adolescente de 16 anos morre após trocar tiros com a polícia durante perseguição em Palmeira dos Índios

Advogado arapiraquense morre afogado em praia no Litoral de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
