Ocorrências de incêndio em vegetação atendidas pelo CBMAL caem 4% em 2024

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu 837 ocorrências de incêndios em vegetação em 2024. Os dados, registrados no sistema de gestão operacional Fênix apontam para uma redução de 4% no número de atendimentos em comparação ao mesmo período de 2023.
Segundo o levantamento do CBMAL, em 2023 foram contabilizadas 872 ocorrências envolvendo incêndios em vegetações. Os dados abrangem focos de incêndio em biomas e áreas como caatinga, canaviais, coqueirais, mangues, matas ou florestas, além de terrenos baldios e outras vegetações. A diminuição dos casos em 2024 reflete o trabalho constante do CBMAL no combate ágil e efetivo, resultado das ações de prevenção e conscientização realizadas durante todo o ano em Alagoas.
O período festivo de fim e início de ano, marcado pela chegada do verão e pela intensificação da seca, concentra o maior número de ocorrências, exigindo maior atenção para evitar incidentes. A alta incidência de incêndios em vegetação destaca a necessidade de cuidados preventivos por parte da população, essenciais para mitigar danos à sociedade e ao meio ambiente.
Operação Verão 2025
Pensando nisso, o CBMAL deu início à Operação Verão 2025, que ocorre de 1º de dezembro a 5 de março. Durante a operação, haverá reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, garantindo agilidade no combate e na prevenção de incêndios em vegetação. O plano também intensifica ações de segurança devido ao aumento do fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros pontos do estado durante a alta temporada.
O combate a incêndios em vegetação, incluído no planejamento operacional do CBMAL, é crucial, especialmente diante da frequência e gravidade desses eventos em períodos de altas temperaturas e baixa umidade. Essas condições favorecem a propagação de incêndios que ameaçam ecossistemas, fauna, flora e podem causar prejuízos materiais e humanos.
O planejamento específico visa garantir respostas rápidas e eficientes, protegendo comunidades vulneráveis, preservando recursos naturais e minimizando impactos. Essas ações reforçam o papel fundamental do CBMAL na segurança da população alagoana, destacando o compromisso da corporação com a proteção dos cidadãos e do meio ambiente.
Últimas Notícias

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

Presidente Lula nomeia duas mulheres para compor STJ e TSE

Ex-presidente do Flamengo, Rodolfo Landim apresenta proposta por SAF do Confiança

Homem morre após ser soterrado enquanto trabalhava em obra em Itapetininga

Veja passo a passo para pedir o ressarcimento dos descontos indevidos
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
