IMA reforça monitoramento ambiental um ano após rompimento da Mina 18

Nesta terça-feira (10), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) apresentou atualizações sobre as ações de fiscalização e monitoramento ambiental realizadas desde o rompimento da Mina 18 da Braskem, em 10 de dezembro de 2023, na Lagoa Mundaú, no bairro Mutange, em Maceió. O evento representou um marco crítico para a gestão ambiental do Estado, impulsionando iniciativas de controle e avaliação de impactos na região.
O IMA realizou 124 ensaios analíticos em pontos estratégicos entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Os resultados foram compartilhados com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e comparados aos dados históricos do instituto.
Em 2024, foram conduzidos 176 ensaios na Lagoa Mundaú, localizada no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), incluindo análises regulares, respostas a denúncias e 48 relatórios sobre balneabilidade.
Os estudos revelaram condições preocupantes na Lagoa Mundaú, como altas temperaturas, lançamento de efluentes industriais e domésticos, presença de agroquímicos, resíduos químicos derivados de combustíveis e acúmulo de matéria orgânica. O leito da laguna sofre com intensa degradação devido ao assoreamento, impactando negativamente a biodiversidade estuarina e as populações locais. Também foram relatadas manchas de óleo na região.
O consultor ambiental do IMA, Jean Melo, destacou que "as análises relacionadas ao aparecimento recente de manchas de óleo estão em andamento. Ele também afirmou que esse é um trabalho "essencial para entender a origem e a extensão do problema".
Até o momento, as análises físico-químicas não revelaram padrões acima dos historicamente registrados, mas evidenciam a necessidade de atenção contínua para a gestão integrada do CELMM.
O IMA reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança da população, mantendo o monitoramento contínuo e aprimorando suas ações para mitigar os impactos identificados.
Últimas Notícias

Tribunal de Justiça de Alagoas alerta sobre riscos de acidentes de trabalho

Unidades Trapiche e Via Expressa do Hemoal Maceió vão passar por dedetização e funcionam neste sábado até às 12h

Morre o empresário arapiraquense Djalma Carneiro, dono da Lua Auto Peças

Homem é morto a tiros dentro de barbearia em Maceió

Haras alagoano registra morte de 69 cavalos por consumo de ração contaminada; entre eles, um avaliado em R$ 12 milhões
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
