'Prainha' com quadra de beach tennis às margens de rio poluído em SP tem baixa adesão, lixo boiando e pernilongos

Alvo de memes nas redes sociais, a "Prainha de Paulista" criada pela Sabesp às margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, terminou no domingo (8) de forma melancólica durante a Virada Sustentável da Prefeitura de São Paulo.
Apesar do burburinho criado nas redes sociais depois de o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ter feito piada com o local, a prainha montada no fim da ciclovia do Rio Pinheiros, com acesso pelo Parque Cândido Portinari, teve pouca participação do público, segundo os próprios funcionários do local. O espaço contava com areia, cadeiras de praia e até quadra de beach tennis.
O g1 esteve duas vezes no espaço, nas tardes de sexta-feira (6) e de sábado (7), mas não encontrou nenhum usuário curtindo as atrações do espaço.
Os DJs convidados tocavam para os funcionários que, sob sol e chuva, continuaram no local à espera do público.
Alguns funcionários contratados para o evento disseram que apenas no dia da inauguração e nos dias de visitação de escolas houve mais adesão do público.
“Pouca gente apareceu de fato. Apenas algumas escolas e algumas pessoas que vinham andar de bike na ciclovia com os filhos e paravam para conhecer”, afirmou a monitora, que não quis se identificar.
Entre os dias 3 e 8 de dezembro, a prainha recebeu uma série de eventos e debates sobre sustentabilidade. O objetivo, segundo a Sabesp, era ter um "espaço inovador que simboliza transformação, convivência e reflexão sobre o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente”, às margens do “revitalizado Rio Pinheiros”.
Por meio de nota, a Sabesp afirmou que, em seis dias da atração, cerca de 1.350 pessoas visitaram o espaço, entre visitantes via Sympla, escolas e convidados da empresa.
O número é bem baixo se compararmos com os mais de 20 milhões de pessoas, segundo medição da própria empresa, que acessaram o vídeo que viralizou nas redes sociais como piada.
"O projeto, às margens do revitalizado rio Pinheiros, cumpriu amplamente seu propósito de fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, preservação dos recursos hídricos, descarte correto de resíduos, uso consciente de água e o papel de cada cidadão na preservação ambiental", disse a empresa.
Segundo a companhia, "o espaço teve como missão atingir as pessoas das mais diversas formas e alcançou repercussão significativa, com ampla divulgação na mídia espontânea e mais de 20 milhões de visualizações nas redes sociais".
Poluição e pernilongos
Apesar de ser considerado pela companhia e pelo governo de São Paulo como um rio revitalizado, o g1 viu na outra margem do Pinheiros, na mesma altura da "prainha", muito lixo boiando.
O canal de divulgação da Sabesp orientava os visitantes a levarem repelente contra os mosquitos que se proliferam na beira do rio e a sua própria garrafa d’água.
Questionada sobre a quantidade de mosquitos no local, uma das funcionárias disse que no fim da tarde "a situação era insuportável": "Precisa de muito repelente nas pernas", contou.
O que é a Virada Sustentável?
Segundo a Prefeitura de SP, a Virada Sustentável é “o maior festival de sustentabilidade da América Latina”. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.
“Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes”, afirmou.
O que disse a Sabesp
"Cerca de 1.350 pessoas estiveram na Prainha de Paulista, entre visitantes via Sympla, escolas e convidados. Parte da programação da Virada Sustentável para promover um futuro sustentável e apresentado pela Sabesp, o espaço teve como missão atingir as pessoas das mais diversas formas e alcançou repercussão significativa, com ampla divulgação na mídia espontânea e mais de 20 milhões de visualizações nas redes sociais. O projeto, às margens do revitalizado rio Pinheiros, cumpriu amplamente seu propósito de fomentar a reflexão sobre sustentabilidade, preservação dos recursos hídricos, descarte correto de resíduos, uso consciente de água e o papel de cada cidadão na preservação ambiental".
Últimas Notícias

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Aposta do RS fatura sozinha prêmio de R$ 45,1 milhões da Mega-Sena

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
