Presidente do STF obriga Tarcísio a manter uso de câmera corporal na PM

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou nesta segunda, 9, o uso obrigatório de câmeras por policiais militares no estado de São Paulo. A decisão atende a um pedido da Defensoria Pública do Estado feito em meio a vários casos recentes de violência policial.
Na decisão, o ministro determinou que o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) defina uma ordem de adoção de novas câmeras a partir de uma análise do risco de letalidade policial, a divulgação de dados no portal da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e a recomposição do número total de câmeras para o mínimo de 10.125 equipamentos em operação.
Barroso determinou ainda a manutenção do modelo de câmeras de gravação ininterrupta até que seja comprovada a efetividade de métodos de acionamento das novas câmeras, o fornecimento de informações sobre os processos disciplinares por descumprimento do uso das câmeras corporais e a apresentação mensal de relatórios pelo governo de São Paulo sobre o andamento das medidas.
Para o ministro Barroso, os dados apresentados por Tarcísio “apontam para o não cumprimento satisfatório dos compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo”. E afirmou que “o quadro atual representa uma involução na proteção de direitos fundamentais e caracteriza risco à ordem e segurança públicas”.
A decisão acontece em meio a diversos casos de violência policial no estado e ao recuo de Tarcísio, que, agora, estava "completamente errado" sobre as críticas que fazia sobre uso de câmeras por policiais. Relembre aqui casos recentes de violência policial.
O caso no STF
Em novembro, Barroso havia determinado prazo para o governo Tarcísio apresentasse informações detalhadas sobre o contrato entre a PM e a empresa fornecedora das câmeras, com cronograma, testes, treinamento e capacitação para o uso dos equipamentos.
Nesta sexta, 6, o estado paulista respondeu e indicou que “as ações previstas no cronograma apresentado estão sendo implementadas de forma gradual”, com testes programados para 10 de dezembro. E que as câmeras poderão ser ligadas tanto do modo intencional quanto automático.
Últimas Notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

Hemoal realiza coleta itinerante de sangue na Juceal nesta quarta-feira

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Homem morre ao ser sugado por motor de avião em aeroporto na Itália

Grupo de jovens católicos tem prejuízo de R$ 540 mil após viagem ser cancelada por empresa de turismo
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
