Operação da PF combate crimes contra a Caixa Econômica e cumpre mandados em Arapiraca e Girau do Ponciano

Por Redação 05/12/2024 10h10
Por Redação 05/12/2024 10h10
Operação da PF combate crimes contra a Caixa Econômica e cumpre mandados em Arapiraca e Girau do Ponciano
Viatura da Polícia Federal - Foto: Google Imagens

Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Arapiraca e Girau do Ponciano nesta quinta-feira (5). A Caixa Econômica Federal teve um prejuízo de cerca de R$ 620 mil por causa dos crimes cometidos pelos alvos.

O cumprimento dos mandados faz parte da fase ostensiva da operação Cartões Gêmeos, que investiga fraudes bancárias eletrônicas e clonagem de cartões de clientes da Caixa.

"Por meio de pesquisa na base nacional de fraudes bancárias eletrônicas, mantida através de acordo de cooperação técnica entre a Polícia Federal e a FEBRABAN, policiais federais identificaram que mais de 270 contas da Caixa Econômica Federal tiveram valores subtraídos através de acesso indevido com cartão clonado e por meio de fraude bancária eletrônica entre os anos de 2015 e 2017", destacou a Polícia Federal.

A investigação revelou que duas pessoas que residem em Alagoas são as prováveis responsáveis pelos crimes. Um dos alvos havia sido preso em 2015 por estelionato e tráfico de drogas e armas.

"Além da subtração dos valores, foi observada a utilização de contas bancárias de terceiros, popularmente conhecidos como 'laranjas', para ocultar a origem dos recursos ilícitos obtidos pelos criminosos o que pode vir a caracterizar o crime de lavagem de capitais".

Ao todo, foram apreendidos notebooks, smartphones, documentos, relógios de grife e três veículos com valor total estimado em mais de R$ 500 mil.

Os investigados podem responder por furto qualificado e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão.