Fiscalização dá prazo para regularização de disposição de resíduos sólidos em fábrica de Igreja Nova

A equipe de Extração Mineral e Resíduos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco, em Alagoas, realizou uma vistoria nesta terça-feira (26), em resposta a uma denúncia da população sobre um lixão localizado atrás de uma fábrica de beneficiamento de arroz no município de Igreja Nova. No entanto, no local o resíduo havia sido removido e coberto, além de haver uma placa recém fixada orientando a não colocação de resíduos no local. A Prefeitura informou não ter conhecimento sobre o responsável pelo descarte.
Durante a inspeção, os técnicos direcionaram a análise para a fábrica vizinha ao antigo lixão, onde identificaram armazenamento irregular de resíduos sólidos. Foram encontrados materiais como ferro, plástico, pedra e madeira acumulados de forma inadequada, além de indícios de que resíduos podem ter sido queimados no interior da área da fábrica, prática proibida pela legislação ambiental.
Diante das irregularidades, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) notificou a empresa para que comprove a adoção de medidas para a destinação adequada dos resíduos sólidos e apresente os respectivos manifestos de transporte. Essas providências devem ser concluídas até a audiência pública da FPI, que será realizada em três dias, no próximo sábado, dia 30, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião.
Para o coordenador da equipe de Extração Mineral e Resíduos, Rafael Helvis, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), a ação evidencia a importância do trabalho integrado da FPI. “O armazenamento inadequado de resíduos sólidos gera impactos significativos para o meio ambiente e coloca em risco a qualidade do solo e da água. Nossa missão é garantir que os responsáveis cumpram a legislação ambiental, assegurando a preservação dos recursos naturais e a saúde da população”, afirmou.
A equipe é composta por representantes do Creal-AL, do IMA e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e segue comprometida com a proteção do Rio São Francisco e seu entorno. O caso será acompanhado e uma nova vistoria será realizada para verificar o cumprimento das normas ambientais pela empresa.
A população pode fazer denúncias de irregularidades e crimes ambientais pelo perfil da FPI do Rio São Francisco em Alagoas (@fpialagoas) no Instragram.
Últimas Notícias

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia

Uerj revoga título honoris causa concedido ao ex-presidente Médici

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
