Arapiraca recebe gravações de filme que contará a história da sanfona de oito baixos

A cidade de Arapiraca receberá esta semana a equipe de produção do filme Tributo aos 08 Baixos de Alagoas, um longa metragem que conta a história da sanfona que dá nome ao longa-metragem. Até o próximo dia 02 de dezembro, a capital do Agreste, que é considerada berço da sanfona de oito baixos, terá locações e um grande show reunindo músicos que são personagens do filme.
As gravações do longa tiveram início no dia 18 em Maceió e ocorreram também em Pilar e São Miguel dos Milagres com sanfoneiros que são referência na cultura da sanfona dos oito baixos no estado.
A partir da próxima quinta-feira (28) a equipe de produção e direção chega à Arapiraca para dar início a etapa de montagem e produção dos cenários para a gravação do histórico show que reunirá músicos percussores da sanfona de oito baixos em Alagoas. A gravação acontecerá no domingo (1º) na Praça Luiz Pereira Lima.
Segundo um dos diretores do filme, José Bial, a gravação poderá ser acompanhada pela população da cidade e será feita em um espaço carregado de simbolismo e importância para a cultura dos oito baixos no estado.
“Iremos gravar no próximo dia 1º de dezembro este grande tributo aos personagens do filme e será a primeira vez que eles tocarão juntos. Também vamos aproveitar para captar cenas da feira e da cidade, que é parte importante do enredo”, afirmou.
*O Filme*
O filme vai homenagear a sanfona de oito baixos e os principais instrumentistas do estado, contando a trajetória de sucesso iniciada com Gerson Filho até Hermeto Pascoal. O enredo também homenageará a cidade de Arapiraca, considerada o berço da sanfona dos oito baixos no estado.
Segundo Paulo Poeta, da Calunga Filmes - uma das produtoras do longa, a obra cinematográfica possui extrema relevância para a cultura alagoana, pois documenta uma arte que luta para se manter viva e possui poucos representantes em Alagoas que ainda tocam a sanfona dos oito baixos.
“A ideia do filme surgiu da observação das produtoras Marola Produções e Calunga Filmes como forma de salvaguardar o que ainda existe dos tocadores de oito baixo em Alagoas. Com todos deixando de existir, o instrumento deixa de ser conhecido. Nosso estado foi berço do instrumento, principalmente na feira de Arapiraca, que reunia diversos músicos. O Hermeto Pascoal surgiu nessa feira tocando oito baixos. Então queremos recuperar a história dessa arte e deixar registrado uma cultura que luta para não ser extinta”, disse.
O longa-metragem Tributo aos 08 baixos de Alagoas é dirigido por José Bial e pelo ator e produtor alagoano Chico de Assis Carvalho. Também compõem o time o cineasta Mário Ramires, da Marola Produções, o ator Paulo Poeta, da Calunga Filmes, além da fotografia assinada por Henrique Oliveira, da Panan Filmes.
O filme possui patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura municipal de Arapiraca.
Últimas Notícias

Polícia Civil do Rio devolve 1,4 mil celulares a proprietários

STJ nega anulação de investigação contra jogador Bruno Henrique

Governo anuncia reajuste do auxílio-alimentação para servidores da educação retroativo a janeiro

Ex-marido é condenado a um ano de prisão por agredir apresentadora Ana Hickmann

Nova vistoria é realizada em residência de Penedo com solo aquecido
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
