Prefeitura de Penedo reforça importância da vacinação contra sarampo

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entregou ao Ministério da Saúde a recertificação de eliminação do sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) no país, o que significa que o Brasil está, novamente, livre do sarampo.
Em Penedo, a gestão Ronaldo Lopes conseguiu bater as metas anuais de 95% de cobertura vacinal estabelecidas pelo Ministério da Saúde, um dos critérios cumpridos pela administração reconhecida pelo Selo Unicef.
E antes de encerrar o ano de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMES) já alcança cobertura de 91,73% na 1ª dose da Tríplice Viral e 93,97% na 2ª dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola.
“O Brasil recebe novamente o certificado de erradicação, ou seja, a eliminação do sarampo no país, e isso tem um impacto enorme para as campanhas vacinação porque elas são as mais eficazes intervenções de saúde na população, são fundamentais para a erradicação de doenças imunopreveníveis”, disse a Diretora de Epidemiologia e Imunização, Dhayanna Gabryella de Oliveira, sobre o que avalia ainda como ‘mais uma vitória para o SUS’.
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa e grave, mas que pode ser evitada por meio da vacina. Os principais sintomas são manchas vermelhas no corpo e febre alta. A doença pode deixar sequelas e até causar a morte. A transmissão ocorre por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar.
Últimas Notícias

Homem é preso suspeito de importunação sexual contra a própria comadre no interior de Alagoas

O voto alagoano que destoou no PP e expôs o Centrão de Lula

Engenheiro brasileiro de 32 anos é encontrado morto em praia na Argentina

Madruguinha do Brasil morre após ataque fulminante

Papa Leão XIV explica escolha do nome em encontro com cardeais; entenda
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
