Jovens do agreste alagoano criam escola de português para estrangeiros e alcançam reconhecimento global

Os jovens Luan Lucas Cardoso Lima e Luiz Eduardo Bezerra Silva, naturais de Arapiraca e Campo Alegre, no Agreste de Alagoas, respectivamente, estão conquistando o mundo com uma proposta inovadora: ensinar português brasileiro para estrangeiros.
Fundadores da 'Easy Portugués', uma escola que oferece cursos de português com foco na cultura e no humor do Brasil, a dupla tem conquistado grande sucesso nas redes sociais, com mais de 180 mil seguidores no Instagram (@easyportugues0) e 300 mil no TikTok. A empresa já atingiu mais de 20 milhões de visualizações nas plataformas digitais, alcançando alunos em mais de 37 países.
A ideia de empreender nessa área surgiu de uma experiência pessoal de ambos, que, após concluírem a graduação, começaram a viajar pelo mundo e perceberam o crescente interesse de estrangeiros pelo português brasileiro, não apenas como língua, mas também pela cultura, costumes e até a culinária do Brasil. O que começou como aulas particulares, evoluiu para uma escola online com a missão de tornar o aprendizado do português acessível, divertido e global.
"Nosso objetivo é mostrar o Brasil através do idioma. Acreditamos que o português brasileiro merece ser compartilhado e nossa missão é torná-lo acessível de forma divertida e atraente para falantes de outras línguas", explicou Luan Lucas.
Para isso, além dos cursos em diversos níveis (básico, intermediário e avançado), a 'Easy Portugués' também investe em novos recursos tecnológicos, como aplicativos que proporcionam uma experiência de aprendizado ainda mais interativa.
A escola se destaca pelo uso criativo das redes sociais. Com uma abordagem que mistura humor e curiosidades culturais, os vídeos da escola chamam atenção dos estrangeiros. Um exemplo disso é o ensino de palavras que possuem significados diferentes no Brasil e em outros países, como o termo “buseta”, que no Brasil se refere a um órgão sexual feminino, mas em algumas regiões do mundo, significa simplesmente "ônibus". "Essas diferenças linguísticas, acompanhadas de curiosidades sobre a cultura brasileira, fazem com que os estrangeiros se interessem ainda mais pela língua", frisa Luan.
O sucesso nas redes sociais também ajudou a expandir a escola para novos mercados. Os alunos vêm principalmente da América Latina, mas também de países como Itália, Grécia, Estados Unidos, Ucrânia e Rússia. Entre os latinos, os mexicanos estão entre os principais estudantes, atraídos pela semelhança cultural com o Brasil.
Apesar do grande sucesso, os jovens contam que a trajetória não foi fácil. “Nos primeiros meses, não tivemos lucro. Precisamos investir nosso próprio dinheiro para criar a plataforma e construir a página. Não tínhamos experiência no empreendedorismo e tivemos que aprender tudo do zero”, relatam os fundadores.
A adaptação às ferramentas digitais, como a criação de conteúdo para as redes sociais e a gestão de uma página na web, foi um desafio que a dupla superou ao longo do tempo.
Hoje, com uma equipe de professores e funcionários administrativos, a 'Easy Portugués' se posiciona como uma das maiores escolas de português para estrangeiros, com um impacto global crescente.
Para os fundadores, o sucesso está em saber que, além de ensinar o idioma, estão ajudando a divulgar a rica cultura brasileira pelo mundo. "Somos alagoanos com muito orgulho, e nossa missão é espalhar a cultura do Brasil para todos os cantos do planeta".

Últimas Notícias

Com investimento de R$ 200 milhões, Renan Filho e Luciano Barbosa lançam obra do VLT de Arapiraca; assista

Hemoal promove coleta externa de sangue na sede da Justiça Federal de Alagoas nesta terça-feira

Homem desaparecido é encontrado morto em zona rural de Inhapi, no Sertão de Alagoas

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Final do Concurso de Quadrilhas em Arapiraca
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
