Cânion com 8 metros de profundidade que secou após mais de 100 dias sem chuva volta a encher em MT
O Cânion do Jatobá, um dos pontos turísticos mais procurados de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), que secou em agosto deste ano, começou a se recuperar com a chegada das chuvas na região, após mais de 100 dias de seca. Registros feitos nesta semana mostram que o local voltou a esbanjar beleza com suas águas cristalinas.
Após a seca severa que chamou atenção na época, o cânion agora volta a atrair moradores e turistas que buscam aventura em meio à natureza revigorada. A guia de turismo Luana Samaia Neves de Souza contou que, apesar do retorno da água, é necessário ainda mais alguns dias de chuva para que o local possa estar pronto para receber um público maior.
"Ainda está um pouco devagar [a movimentação]. Algumas cachoeiras estão sem água e falta encher muita coisa ainda para o turismo voltar por completo", contou.
O local costuma reunir de sete a oito mil pessoas por temporada devido à aparência paradisíaca e às águas cristalinas. Segundo Luana, o movimento de turistas deverá crescer, especialmente, a partir de dezembro, quando começa a alta temporada e com a chegada de mais chuva.
Conforme o meteorologista Guilherme Borges, não há informações de quando aconteceu a primeira chuva desde a seca que atingiu o município entre agosto e setembro. No entanto, somente neste mês, a cidade registrou 87,2 mm de chuva, segundo a Climatempo. A tendência é de que a chuva continue presente ao longo dos próximos dias e fique acima da média de chuva esperada para novembro que é 203mm.
Para quem planeja visitar o cânion nas próximas semanas, Luana orienta a ter um pouco de paciência, já que alguns pontos de banho ainda não estão cristalinos e há cachoeiras que permanecem sem água.
"O lençol freático já está bem úmido, então conforme as chuvas forem caindo, vai começar a descer mais água", explicou.
Últimas Notícias
Aliada de JHC já foi presa por integrar quadrilha de assalto a banco em Alagoas
Médico do HRPI alerta para os riscos das infecções respiratórias em crianças durante o frio
MP pede bloqueio de R$ 4,5 milhões e acusa prefeita de Delmiro Gouveia de beneficiar empresa da própria família em desapropriação
PL receberá maior fatia do fundo eleitoral para campanhas do TSE
Decisão dos jurados no caso Henry Borel deve sair até quinta-feira
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Construtora Ouro Verde lança residencial em Arapiraca
Dia das Mães no Complexo Tarcizo Freire

