Criança internada no HGE após afogamento tem melhora do quadro clínico e recebe visita do secretário de Saúde

O pequeno Theo, de 3 anos, que foi vítima de afogamento em Maceió, venceu mais uma batalha no Hospital Geral do Estado (HGE), na capital alagoana. Na noite desta terça-feira (12), ele foi extubado e respira com ajuda de uma máscara de oxigênio.
O quadro de saúde ainda é grave, mas fortalece o sinal de esperança de sua família e é um motivador para a equipe multidisciplinar da maior unidade hospitalar alagoana. Nesta quarta-feira (13), o secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, visitou o garoto no hospital.
O secretário conversou com a mãe do pequeno Theo, Paula Laryssa, que reside em Brasília, prestou solidariedade à família e enfatizou que o Governo do Estado está à disposição para o que for necessário. Ele estava acompanhado do secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia; do presidente do Departamento Estadual de Aviação, André Madeiro; e da coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro.
“Precisamos aguardar pelo menos 72 horas para uma nova avaliação e observar como a criança está se recuperando e verificar se o afogamento causou alguma sequela. Por agora, precisamos enaltecer o atendimento ágil feito pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e Corpo de Bombeiros de Alagoas, que, por meio do Programa Salva Mais, possibilitou que ele fosse trazido ao HGE para receber a assistência especializada”, declarou Gustavo Pontes de Miranda.
O presidente do Departamento Estadual de Aviação detalhou que as aeronaves têm papel fundamental na redução do tempo-resposta nas ocorrências. Em um caso de afogamento, mesmo com os populares atuando no local, é necessária rapidez para que um atendimento médico especializado possa ser iniciado antes da instalação de uma tragédia maior.
“Quando tomamos conhecimento, nossa equipe acionou imediatamente a aeronave do Salva Mais. Foram oito minutos de deslocamento até o bairro de Ipioca, onde está situado o hotel em que a criança estava hospedada. Se fosse uma viatura, seria muito difícil reverter esse quadro. Participaram desse atendimento um médico e um enfermeiro do Samu, dois bombeiros militares que atuaram diretamente na ocorrência e dois pilotos”, pontuou André Madeiro.
A coordenadora do Programa Salva Mais, Elaine Monteiro, ressaltou que a ação prova aos turistas a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Segundo ela, o governador Paulo Dantas tem trabalhado fortemente para que todo o esforço se converta em respostas positivas à população.
“É nossa obrigação cuidar dos alagoanos e dos turistas que estão em nossa terra. Isso comprova, mais uma vez, que vir à Alagoas é seguro, pois o turista tem à disposição assistência em saúde. O Salva Mais surgiu da necessidade de ampliar essa nossa assistência para todo o estado, de forma que a gente possa oferecer, por exemplo, em um acidente de trânsito, a chegada dos socorristas em tempo para salvar mais vidas”, concluiu Elaine Monteiro.
Últimas Notícias

'Não tenho contato, mas nenhum ressentimento', afirma Temer sobre Lula e Dilma

Comentarista da ESPN viraliza ao prever nome do novo papa dez dias antes do anúncio

Dólar fecha a R$ 5,65 com negociações entre China e EUA no radar; Ibovespa acumula alta

Grave acidente deixa duas pessoas feridas após colisão com árvore no litoral Sul de Alagoas

Alagoas ganha novo voo regular de Buenos Aires na temporada 2025/2026
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
