CBF pede à Conmebol mudança no acesso dos times brasileiros à Libertadores
Ao anunciar nesta terça-feira o calendário do futebol brasileiro para 2025, a CBF também publicou em seu site um documento assinado por seu presidente, Ednaldo Rodrigues, no qual explica os critérios utilizados para elaborá-lo e detalha tentativas de melhorá-lo.
Uma delas foi um ofício enviado à Conmebol em setembro de 2024 com algumas sugestões. A ideia era discutir possíveis mudanças para os torneios internacionais. O documento não menciona o ano, mas o ge apurou que a proposta seria para 2026 – portanto, com efeito no Brasileirão de 2025. A CBF não tentou mudar as regras da Série A com a competição em andamento. As sugestões da CBF foram:
a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana
a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores
mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos
Houve conversas informais entre dirigentes da Conmebol e da CBF sobre esses pedidos, mas nenhum avanço. Mais: a Conmebol nem sequer respondeu ao ofício da CBF. A confederação não vai mudar nada nas duas principais competições de clubes do continente – pelo menos enquanto vigorarem os atuais contratos comerciais, que cobrem o ciclo 2023-2026.
O que a CBF pretendia com esse ofício era sensibilizar a Conmebol sobre a situação dos clubes brasileiros. Nesta edição, quatro clubes brasileiros jogaram os playoffs da Sul-Americana (Inter, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR), o que deixou seus calendários ainda mais carregados.
No caso do mata-mata prévio à fase de grupos da Libertadores (também conhecido como pré-Libertadores), a CBF lembrou que Botafogo e Red Bull tiveram que fazer quatro jogos para apenas um deles avançar – já que acabaram se enfrentando. A proposta era garantir uma vaga na fase de grupos a mais, para evitar esse excesso de partidas.
Últimas Notícias
Homem é atingido por disparos de arma de fogo e morre em Rio Largo
Vídeo. Câmeras registram momento em que mulher é levada para área de mata no Bosque das Arapiracas
Mãe de Eliza Samudio se pronuncia pela 1ª vez após passaporte da filha ser encontrado
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles

