Números desconhecidos no WhatsApp adicionam usuários a grupos de propaganda sem autorização
Uma brecha no WhatsApp tem permitido que números desconhecidos adicionem usuários a grupos de propaganda, mesmo sem a sua autorização. O problema existe ao menos desde setembro, como indicam relatos nas redes sociais.
A situação afeta até mesmo quem configurou o aplicativo para permitir a inclusão em grupos apenas por contatos conhecidos.
As mensagens de spam só aparecem no WhatsApp Web, e não no aplicativo para celular. Não está claro por que o serviço está permitindo esse tipo de contato, que pode ser usado por golpistas.
Ao ser adicionado nos grupos, que costumam aparecer com o título "Nome desconhecido", o usuário é impedido de interagir pois é excluído logo em seguida. "Você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele", diz o aviso.
Em geral, as mensagens envolvem empresas de diferentes segmentos, como renegociação de dívidas, contratação de planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia. Elas incluem ainda um número de telefone ou um link para um canal de atendimento.
O g1 procurou as empresas citadas nas mensagens e aguarda posicionamento. A Meta, dona do WhatsApp, também foi procurada, mas não houve resposta da empresa.
Em tese, o recurso do WhatsApp que permite limitar quem pode te colocar em grupos deveria resolver a situação. Com a opção, seria possível escolher se todos ou apenas contatos podem te adicionar nesse tipo de conversa.
Como ela não está funcionando totalmente, a melhor saída é denunciar o grupo ou o número para a plataforma. Veja abaixo como fazer:
- Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (⋮);
- Clique "Mais" e, em seguida em "Denunciar";
- Escolha se você quer apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
- Selecione "Denunciar";
- Informe por que o número está sendo bloqueado, como "conteúdo indesejado" – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida.
Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Últimas Notícias
Acidente grave deixa uma pessoa presa às ferragens de carro, na BR 101, em São Miguel dos Campos
Homem é vítima de tentativa de homicídio e tem faca cravada nas costas, em Paripueira
Papa Leão XIV envia mensagem de Quaresma e faz pedido aos fiéis
Cavalos soltos na rodovia causam acidentes na AL 115, em Arapiraca
Carnaval 2026 em Alagoas registra 1 morte e queda de mais de 70% em acidentes graves nas rodovias federais, aponta PRF
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

