Emancipação da Ufal Arapiraca abre portas para instalação de Hospital Universitário no interior de AL
Projeto liderado pelo deputado federal Daniel Barbosa fortalecerá o ensino superior, principalmente na área da saúde
Em Arapiraca, o processo de emancipação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) caminha para uma transformação significativa. Sob a liderança do deputado federal Daniel Barbosa, a região aguarda a criação da Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas, que promete fortalecer o ensino superior e expandir os investimentos em infraestrutura educacional, incluindo a construção de um Hospital Universitário. Essa nova instituição representa um avanço esperado tanto pelos estudantes e professores, quanto pelos líderes locais.
A emancipação, segundo o deputado Daniel Barbosa, permitirá que a universidade tenha autonomia administrativa e financeira, aumentando o acesso a recursos para expansão dos cursos e adequação das instalações. Entre os projetos principais, o Hospital Universitário surge como uma ferramenta essencial para os cursos da área de saúde, como Medicina e Enfermagem, que já funcionam na atual estrutura do campus. “Este é um compromisso com o desenvolvimento do interior de Alagoas, que permitirá a formação de mais profissionais qualificados, e também promoverá o acesso da população a serviços de saúde de média e alta complexidade,” ressaltou o deputado.
Esse hospital será um marco para Arapiraca, que já é referência em saúde como polo da 2ª macrorregião e responsável pelo atendimento de quase 50 municípios alagoanos. O novo HU funcionará como centro de formação e campo de prática para os estudantes, além de reforçar o atendimento à saúde da população local. O apoio à emancipação é unânime, contando com a adesão de figuras importantes como o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o diretor do campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, e o prefeito Luciano Barbosa, que destacam o impacto positivo para o ensino e a economia da região.
Atualmente, o campus de Arapiraca já oferece cursos variados e atende centenas de alunos, mas com a criação da nova universidade federal, a expectativa é atrair ainda mais investimentos, inovação e desenvolvimento para o interior alagoano.
Em consonância com as transformações que universidades federais trouxeram a outras regiões do país, a nova instituição tem o potencial de solidificar a cidade como um polo de excelência acadêmica e impulsionar setores locais por meio de parcerias e projetos de extensão.
Últimas Notícias
Arapiraca vive dia de fé e devoção com a 23ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho; assista
PM conduz quatro pessoas à delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma no interior
Operação da PM apreende 60 aves silvestres em feiras livres de Maceió e Rio Largo
Morre ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Denício Calixto
Homem de 29 anos morre após poste cair na cabeça dele, em povoado de São Miguel dos Campos
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração de escola no Capim

