Centenário de Arapiraca: conheça um pouco da história de Esperidião Rodrigues o 'baluarte da emancipação'
A capital do Agreste Alagoano, Arapiraca, completa nesta quarta-feira, 30, cem anos de Emancipação Política. Conhecida também pela alcunha de Terra do fumo, a cidade é referência em serviços e comércio para várias cidades do interior alagoano, e para se tornar esse destaque que é hoje no desenvolvimento do Estado, o município contou com a crucial atuação de Esperidião Rodrigues da Silva, o emancipador de Arapiraca.
O historiador e professor José Sandro da Silva, compartilhou, com o Já É Notícia, durante entrevista, alguns detalhes fascinantes sobre o processo de emancipação política de Arapiraca. A história será contada de forma mais aprofundada no livro "O Baluarte da Emancipação: Esperidião Rodrigues da Silva", que está prestes a ser lançado.
Esperidião Rodrigues da Silva, figura central na história de Arapiraca, teve papel crucial no desenvolvimento da cidade, contribuindo desde jovem para a cultura e a política local. Após a morte de seu avô em 1858, Esperidião mudou-se para Arapiraca com apenas seis meses de vida. À época, Arapiraca era apenas um sítio na região.
"Desde jovem, ele era um mascate e começava trabalhando nas rotas de Traipu e Penedo. Quando Limoeiro de Anadia deixou de uma cidade que pertencia a Anadia, houve uma insatisfação gigantesca, principalmente do pessoal que morava aqui em Arapiraca", conta o historiador, explicando que Esperidião Rodrigues, já possuía casa de comércio e sentia a dificuldade do escoamento da produção da região, devido as estradas ruins.
Em 1884 ele funda a feira de Arapiraca e em 1891, Esperidião consegue ser eleito conselheiro, que era o cargo de vereador de Limoeiro e seu irmão, Manuel Pereira Magalhães, consegue o cargo que já era de prefeito, um cargo de Intendente, já por eleição. Então começa o fortalecimento político e econômico da região", explica.
o historiador explica também que em 1915, com o crescimento da economia local, impulsionada pela cultura do fumo, Esperidião e outros líderes iniciaram um movimento para que Arapiraca conquistasse sua independência política. Esse sonho se tornou realidade em 30 de outubro de 1924, quando o então governador, José Fernandes de Barros Lima, esteve em Arapiraca e, ao meio-dia, foi realizado o ato oficial de emancipação, com o decreto nº 1078.
"Foram 09 anos de luta, não só 40 dias. Os 40 dias foram mais intensos, mas foram 9 anos de luta e uma vontade de se tornar livre, a nossa querida Arapiraca", conclui o historiador.
Assista:
Últimas Notícias
Polícia Civil investiga incêndio em residência de Marechal Deodoro com morte e tentativa de feminicídio
Marechal: Personal trainer morre após provocar incêndio em residência; esposa sobreviveu
Quatro criminosos atiram em homem dentro de bar na parte alta de Maceió
Alagoas fecha participação na Feira Nacional de Artesanato com mais de R$ 193 mil em vendas
Pesquisa Ibrape aponta 90% de aprovação da gestão Bueno Higino em Coité do Nóia
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Black Friday 2025
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional

