Morre o cardeal Raffaele Martino, observador da ONU por dezesseis anos
Morreu, nesta segunda-feira (28/10), o cardeal Renato Raffaele Martino, em Roma, aos 91 anos. Martino era protodiácono do Pontifício Conselho para a Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.
Renato nasceu em, Salerno, na Itália, em 23 de novembro de 1932 e foi ordenado sacerdote em 20 de junho de 1957. Formou-se em Direito Canônico e, em 1962, entrou na diplomacia vaticana. Trabalhou nas Nunciaturas da Nicarágua, Filipinas, Líbano, Canadá e Brasil.
Em 1986, recebeu o cargo de observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas em Nova York, participando das principais conferências internacionais promovidas pela ONU.
Martino foi nomeado para liderar o Pontifício Conselho para a Justiça e a Paz pelo papa João Paulo II, em 2002. No início do mandato, enfocou a situação na Venezuela e o conflito na Costa do Marfim. Fez também questão de ressaltar as guerras no Oriente Médio.
Em 21 de outubro de 2003, João Paulo II o criou cardeal. A partir de 2009, Martino passou a ser presidente emérito do Conselho da Justiça e da Paz.
Devido às suas atividades a favor das relações pacíficas entre os povos, da promoção humana e da cultura, o cardeal recebeu honrarias e títulos de doutor honoris causa.
O funeral será realizado na quarta-feira (30/10), às 15 horas (horário local), no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.
Últimas Notícias
Operação Lei Seca registra 23 prisões por embriaguez ao volante durante o Carnaval em Alagoas
Trabalhador morre após choque elétrico e queda de andaime em Maceió
PM apreende arma de fogo em Santana do Ipanema e cumpre mandado de prisão em Penedo
Mulher é agredida pelo companheiro e procura delegacia com mão sangrando em Maceió
Colisão entre carro de empresa de telecomunicações e moto é registrada em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

