7 tendências lançadas em carros vendidos no Brasil que viraram febre

Se a sabedoria popular diz que "nada se cria, tudo se copia", é claro que na indústria automotiva não é diferente. Basta alguém vir com uma boa ideia para que logo a concorrência siga pelo mesmo caminho.
Abaixo listamos 7 itens que foram lançados em um modelo e rapidamente se tornaram padrão na indústria. Vale lembrar que mencionamos apenas casos da indústria nacional.
Degrau lateral nas picapes

Chevrolet Montana estreou recurso em sua primeira geração, em 2003, e mantém solução até hoje — Foto: Murilo Góes/Autoesporte
Esse prático recurso para facilitar o acesso à caçamba veio das picapes feitas nos Estados Unidos. O degrau localizado próximo à roda traseira ficou famoso em modelos como a Ford Ranger Splash, uma das picapes mais famosas da década de 90.
Aqui ele surgiu na primeira geração da Chevrolet Montana, que estreou em 2003, com o nome de step side. Com o sucesso, as rivais Peugeot Hoggar e Volkswagen Saveiro copiaram a ideia.
Pintura bitom

Nissan Kicks terá nova geração em breve no mercado brasileiro — Foto: Divulgação
Pintar a carroceria com duas cores não é uma invenção recente. Vários carros dos anos 50 e 60 exibiam a combinação, como a clássica pintura "saia e blusa" da Volkswagen Kombi.
Essa onda voltou com tudo na década de 2010 graças a modelos como o Range Rover Evoque. Como consequência, diversos modelos seguiram essa tendência no Brasil, mas o Nissan Kicks, lançado em 2016, foi um dos primeiros.
Conjunto óptico dividido
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/d/n/a1pTrsTpGHc2d6ALmBSg/fiattoro02.jpg)
Fiat Torodeu aderiu à moda dos faróis divididos em 2015 — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Dividir o conjunto óptico em duas partes está entre as tendências mais recentes de estilo da indústria no geral. Após sua popularização, o primeiro carro nacional a aderir à moda foi a Fiat Toro, que trouxe a solução em 2015. Hoje, até carros de entrada, como o Renault Kwid, seguem a receita.
Aventureiros urbanos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/b/4/HSshQGSVumZ3Tjrmvj9g/fiat-palio-adventure.png)
Fiat Palio Adventure 2005 era equipado com motor 1.8 — Foto: Carros na Web
Encher um automóvel de passeio com acessórios que remetem a veículos off-road é uma fórmula bastante comum na indústria atual. O que nem todos sabem é que o Brasil teve papel importante na popularização dos aventureiros urbanos no final dos anos 90, quando a Fiat lançou o Palio Adventure. Baseado na Palio Weekend, ele tinha suspensão mais alta, pneus de uso misto e vários apliques plásticos pela carroceria.
Central multimídia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/G/E/fw3frURyyBdfnkPwXWqQ/chevrolet-onix-interior.jpg)
Chevrolet Onix passou a ter a central multimídia como item de série em 2012 — Foto: Autoesporte/Fábio Aro
Os sistemas de entretenimento a bordo não eram mais novidade, mas só se popularizaram quando chegaram aos carros populares. Com mais recursos além do som, eles facilitaram a vida do motorista e passageiros. No Brasil, o Chevrolet Onix foi o primeiro carro a vir com esse item de fábrica em 2012.
Picape leve cabine dupla
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2023/h/s/BYUnShSACDGBM0kUSUcA/whatsapp-image-2023-10-27-at-12.00.48.jpg)
Fiat Strada Ranch é versão topo de linha da picape compacta — Foto: Cauê Lira/Autoesporte
Pensar em uma picape leve com cabine dupla era improvável até o fim dos anos 2000. A Fiat, famosa por suas diversas inovações no Brasil, ousou ao lançar a Strada Cabine Dupla em 2009. Mesmo com duas portas, ela tinha uma cabine mais alongada para abrigar um diminuto banco traseiro onde cabiam (com certo aperto, é verdade) dois passageiros.
A carroceria de três portas estreou em 2013 com a terceira porta do lado do passageiro. Apenas na segunda geração lançada em 2020 é que a Strada ganhou uma cabine dupla "de verdade", com quatro portas e mais espaço interno.
SUV cupê
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2024/S/D/ttUBIxQFqI9JvoP3gXvQ/novo-nivus-highline-outfit-lateral.jpg)
Volkswagen acaba de apresentar uma reestilização do Nivus no Brasil — Foto: Divulgação/Volkswagen
A BMW fez o SUV cupê se tornar sonho de muita gente pelo mundo com o X6. Mas foi a Volkswagen que trouxe esse segmento para o alcance do brasileiro com o Nivus.
Lançado em 2020, o modelo baseado no Polo acaba de ser reestilizado. O Nivus, inclusive, é um projeto 100% brasileiro assinado por JC Pavone, atual chefe de design da Volkswagen Américas (incluindo América do Norte e América do Sul). Nos anos seguintes ao seu debute, o Nivus ganhou as companhias de Fiat Fastback e, mais recentemente, Citroën Basalt.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
