Comunidade quilombola em Santana do Ipanema ganha Biblioteca Comunitária

O Sítio Baixio do Tamanduá, localizado no município de Santana do Ipanema, ganhou, na última terça-feira (22), uma biblioteca comunitária. Nomeada em homenagem a José Tributino, a nova biblioteca, que agora integra o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), é um marco para a comunidade quilombola local e uma importante conquista no fortalecimento da rede de bibliotecas em Alagoas.
A idealizadora da biblioteca, Maria Luciléia Silva Cesário, emocionou os presentes com seu relato sobre a criação do espaço, homenageando o patrono José Tributino, e reforçando o compromisso com a preservação da história quilombola. Ao final do evento, a comunidade pôde visitar o novo espaço, que já conta com um acervo de livros, incluindo doações feitas pelo escritor José Malta.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a relevância da criação de novos espaços de leitura para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.
"A abertura de novas bibliotecas, como a Biblioteca Comunitária José Tributino, é um passo importante para garantir que o acesso à educação e à cultura chegue a todos os cantos de Alagoas. A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação, e é um privilégio ver essa comunidade remanescente de quilombos preservando sua memória e promovendo o conhecimento", afirmou.
"A inclusão da Biblioteca Comunitária no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas fortalece esse espaço, que agora terá acesso a capacitações voltadas para melhorias em sua gestão e funcionamento. Além disso, com o cadastro oficial, a biblioteca poderá participar de ações e projetos promovidos tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Federal, ampliando suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O compromisso do Governador Paulo Dantas é garantir que esse espaço continue sendo um ponto de referência para a comunidade, incentivando o hábito da leitura e a preservação da história local”, reforçou a secretária Mellina.
Já Mira Dantas, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, também ressaltou a importância da biblioteca integrar oficialmente o sistema estadual.
"A entrada do espaço no Sistema Estadual de Bibliotecas representa não só um reconhecimento da sua relevância para a comunidade, mas também uma oportunidade de fortalecer ainda mais essa rede de leitura. Vamos garantir o apoio necessário para que esse espaço continue crescendo e fomentando o hábito da leitura entre as novas gerações", disse.
Últimas Notícias

Equipe de Wanessa Camargo se pronuncia sobre possível agressão de Dado Dolabella: 'Não procede'

'Você me faz querer pecar': Padre faz sucesso por beleza e recebe cantadas após vídeo apresentando igreja

PM prende dois homens por assassinato a tiros em escadaria de grota em Maceió

Carla Zambelli é condenada pelo STF a mais de 5 anos de prisão por porte ilegal de arma

Dois vizinhos são encontrados mortos com sinais de violência no extremo sul da Bahia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário
