Após sofrer acidente doméstico, Lula cancela viagem à Rússia para Cúpula dos BRICS

O presidente Lula (PT) cancelou, por recomendação médica, a viagem que faria à Rússia neste domingo, 20, onde iria participar da 16ª Cúpula dos BRICS, em Kazan. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o chefe do Executivo do Brasil sofreu um acidente doméstico no sábado, 19, em Brasília, após retornar de São Paulo, e está impedido de realizar viagens aéreas longas.
De acordo com o boletim médico do hospital Sírio-Libanês, Lula sofreu um ferimento corto-contuso na região occipital, ou seja, uma lesão na cabeça. O presidente precisou levar pontos, mas não foi necessário pernoitar no hospital, passando a noite no Palácio da Alvorada, residência oficial.
A Secom informou que, apesar do cancelamento da viagem, Lula participará da Cúpula dos BRICS por videoconferência e manterá uma agenda de trabalho regular durante a semana, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento acontecerá de terça-feira, 22, a quinta-feira, 24.
“Após avaliação médica, foi orientado que o presidente evite viagens aéreas de longa duração, mas ele poderá exercer suas demais atividades normalmente, permanecendo sob acompanhamento da equipe médica do prof. dr. Roberto Kalil Filho e da dra. Ana Helena Germoglio”, explicou o boletim médico.
Esta seria a primeira oportunidade de Lula encontrar pessoalmente o presidente russo, Vladimir Putin, em seu terceiro mandato como presidente do Brasil. A cúpula, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, agora conta com a adesão de novos membros, incluindo Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia, reforçando a influência do bloco no cenário global.
Além de Lula, outros 23 chefes de Estado confirmaram presença no evento em Kazan, onde o foco das discussões será a integração do Sul Global e a busca por resoluções para os conflitos no Oriente Médio, especialmente em Gaza e no Líbano, sob ataque de Israel. Embora o tema da guerra entre Rússia e Ucrânia possa ser abordado, não está entre os tópicos prioritários, que incluem colaborações políticas, financeiras e de desenvolvimento sustentável.

Últimas Notícias

Advogado arapiraquense morre afogado ao tentar salvar filho de afogamento em praia no Litoral de Alagoas

ASA iguala melhor início na Série D com terceira vitória seguida e segue líder do grupo A4

Corpo de Bombeiros resgata dez banhistas em praias de Alagoas; uma pessoa morreu em Jequiá da Praia

Polícia Civil identifica ameaça de ataque a bomba ao show da Lady Gaga, prende suspeito e cumpre mandados em 4 estados

Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
